Venda Nova vista de cima: especial comemora 310 anos da Região

Por Gabriel Ronan e Will Araújo

No aniversário de 310 anos de história de Venda Nova, celebrados no dia 13 de junho de 2021, o Jornal Norte Livre sobrevoou as principais vias, equipamentos públicos e pontos turísticos da regional de Belo Horizonte – uma das comarcas e distritos mais antigos que a própria Minas Gerais.

A nossa primeira viagem acontece sobre a Igreja Santo Antônio de Venda Nova. A paróquia começou com um pequeno santuário no início do século dezoito, na rota dos tropeiros que levavam o gado e comercializavam o charque.

Nas redondezas de onde existia a “Venda Nova”, na Rua Boa Vista, hoje, ainda permanece um Casarão azul e centenário, construído em 1894. Hoje, o espaço guarda o Centro de Referência da Memória de Venda Nova.

Atualmente, Venda Nova conta com uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), uma Maternidade - chamada Leonina Leonor Ribeiro e que nunca foi colocada em funcionamento -, e o Hospital Risoleta Tolentino Neves.

Antiga demanda da população de Venda Nova, as obras da Avenida Vilarinho finalmente saíram do papel e estão em andamento. Porém, a previsão é de conclusão só em 2024.

No fim da nossa viagem sobre a história de Venda Nova, sobrevoamos o campo do Venda Nova Futebol Clube, com 91 anos de história e tricampeão da Copa Itatiaia de Futebol Amador.

Veja o vídeo na matéria completa.