O governo de Minas Gerais e a mineradora Vale fecharam acordo nesta quinta (4) na esfera cível da tragédia de Brumadinho, ocorrida em janeiro de 2019. Ainda que de maneira indireta, o termo de reparação no valor de R$ 37,7 bilhões também atinge quem mora em Venda Nova.

Muito esperado

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG.

O governo de Minas tem o planejamento de fazer melhorias na mobilidade urbana da Grande BH. Dessa maneira, o plano é levar o recurso da mineradora para expandir o metrô. O transporte público hoje vai da Estação Vilarinho, em Venda Nova, até a Eldorado, em Contagem.

Como afeta Venda Nova?

Foto: Reprodução/CBTU

Outro plano é construir um Rodoanel na Região Metropolitana da capital mineira. A rodovia também pode facilitar a vida de quem vive em Venda Nova, já que melhoraria o fluxo de veículos como um todo ao redor de BH.

Rodoanel

Gif: Reprodução

O valor total para a área da mobilidade é de R$ 4,95 bilhões. Com o dinheiro em mãos, o estado também vai investir na segurança hídrica da Grande BH. O cronograma prevê a integração entre os sistemas dos rios das Velhas e Paraopeba. Portanto, evitar o desabastecimento da região.

Quanto mais?