Psicóloga cria projeto para levar consultas a aglomerados de Venda Nova

Por Gabriel Ronan

Um projeto pioneiro em Venda Nova para ajudar a população em vulnerabilidade social. Desde 20 de abril do ano passado, a psicóloga Ana Maria Oliveira, de 38 anos, oferece psicoterapia gratuita a moradores da comunidade Mãe dos Pobres, entre os bairros Jardim Leblon e Céu Azul, por meio do Humana.mente. 

O projeto hoje tem sede na Rua Sarah Carvalho Machado, 180, no Bairro Céu Azul, e conta com os trabalhos de 10 psicólogos e duas psicopedagogas. "Iniciamos o trabalho na Mãe dos Pobres, mas em menos de um ano já expandimos bastante. Também vamos à (ocupação) Dandara, Vila do Índio, Vila Apolônia, Cafezal e Morro Papagaio", explica Ana Maria de Oliveira.

A ideia surgiu logo depois que ela se formou em psicologia pela Faculdade Pitágoras. Ainda no início da pandemia, Ana presenciou uma família passando fome na Mae dos Pobres. Porém, a realidade seria ampliada com o decorrer dos meses de isolamento social.

A partir daí, o projeto se tornou parceiro da comunidade. Nas palavras de Ana Maria, a iniciativa tem como principal compromisso afastar o estereótipo de que a psicoterapia é algo das elites econômicas.

Clique em veja mais e leia a matéria completa