
Por Caroline Araújo – CRBM 8948
Componente de diversos suplementos alimentares, o óleo de borragem é muito utilizado no auxílio do controle dos sintomas da temida TPM (tensão pré-menstrual). Extraído da planta Borago officinalis, o composto se populariza dentro da indústria farmacêutica por seus vários benefícios à saúde.
A síndrome pré-menstrual atinge, aproximadamente, 70% das mulheres, de acordo com o ministério da saúde. Os sintomas começam a aparecer, geralmente, dez dias antes do início do ciclo menstrual. Dentre esses sintomas, estão:
- Alterações de humor;
- Sensibilidade nos seios;
- Ansiedade;
- Compulsão alimentar;
- Dores de cabeça;
- Lapsos de memória;
- Dificuldade de concentração;
- Agressividade;
- Baixa autoestima;
- Inchaço;
- Acne.
O desconforto gerado por essa alteração hormonal mensal é tão sério, que a medicina, buscando alternativas para combater esses sintomas, encontrou no óleo de borragem um aliado.
Estudos recentes mostram que, em sua constituição, o óleo de borragem possui componentes como o ácido gama-linolênico – da família do ômega 6 – além de outras substâncias de interesse medicinal, as quais podem trazer muitos benefícios ao público feminino quando o assunto é a TPM. Porém, esse substrato não se limita apenas ao alívio dos sintomas pré-menstruais, de acordo com as pesquisas e a literatura científica, esse lipídio tem interesse terapêutico em:
- Tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares;
- Diabetes;
- Alcoolismo;
- Controle da hipertensão;
- Ação antitumoral;
- Ação hipocolesterolêmica (diminui o colesterol);
- Tratamento de eczema atópico (dermatite atópica).
Muitas farmácias comercializam o óleo de borragem em cápsulas gelatinosas para serem ingeridas como dose diárias e prometem todos os benefícios citados acima, mas é importante verificar a procedência do suplemento alimentar e consultar um(a) profissional, para que a quantidade correta do produto seja ingerida, garantindo seus efeitos e não colocando a saúde em risco.
Esse óleo pode causar diarréia?