Nesse sábado (24), agentes da Defesa Civil, da BHTrans, da Guarda Municipal e da Polícia Militar participaram de treinamento virtual sobre a principal avenida de Venda Nova, em BH. Foto: divulgação/COP-BH.

O período chuvoso já chegou e a Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, sempre inspira cuidados diante dos alagamentos sempre recorrentes. Nesse sábado (24), agentes da prefeitura e policiais militares se reuniram no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), localizado no Bairro Buritis, Oeste da capital mineira. O encontro serviu para a realização de um treinamento virtual com intuito de responder de maneira adequada às precipitações de grande intensidade na Avenida Vilarinho.


Você é de Venda Nova?

Siga nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece perto de você. Jornal Norte Livre, o Jornal de Venda Nova.


Conforme a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de BH, a principal via de Venda Nova poderá ter até 23 pontos diferentes de interdição durante as chuvas de grande intensidade.

O órgão, contudo, não detalha onde exatamente vão ocorrer os bloqueios ao longo da Vilarinho. Porém, garante que as obras que acontecem na rotatória em frente à lanchonete Habib’s não vão atrapalhar.

A estratégia foi a principal arma da prefeitura para evitar tragédias em Venda Nova no ano passado. Sempre que havia risco de alagamento, agentes da BHTrans e da Defesa Civil fechavam o acesso à Vilarinho.

Outra novidade é a instalação de novas placas informativas para que os motoristas não trafeguem no local durante chuvas. Assim como no ano passado, o aplicativo Waze informará em tempo real sobre os bloqueios.

Segundo a Defesa Civil, o protocolo deste ano para a Vilarinho usa como referência o Marco de Sendai. Trata-se de uma série de recomendações dadas aos países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) para responder a potenciais desastres.

O treinamento aconteceu de maneira virtual por causa da pandemia da COVID-19. Ainda assim, 50 agentes da Defesa Civil, BHTrans, COP-BH, Guarda Municipal e Polícia Militar participaram da agenda no sábado.

Celular e TV por assinatura

Novamente neste ano, a Defesa Civil vai emitir alertas por SMS e por meio das TVs por assinatura. O interessado em receber mensagem de texto deve enviar um SMS para o número 40199, informando o CEP.

Quem é cliente das TVs Claro (antiga NET), Vivo, Oi e Sky também pode receber avisos por pop-ups. São aquelas mensagens instantâneas que aparecem na tela. O telespectador pode fechar o alerta quando desejar e o serviço não é cobrado. Além disso, não há necessidade de cadastro.

Risco geológico

A chuva atingiu BH com força nos últimos dias. Apesar disso, Venda Nova é a segunda região com menor índice de pluviosidade até as 10h desta segunda (26).

Conforme a Defesa Civil, caíram 96,6 milímetros de chuva na região. Tal valor equivale a 92,3% da média histórica para o mês, estabelecida em 104,7 milímetros. A mediana é calculada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Só quatro das nove regionais de BH ainda não superaram a média histórica de outubro: Barreiro, Norte e Pampulha, além de Venda Nova.

Por isso, a Defesa Civil emitiu alerta para risco geológico moderado em toda Bel Horizonte. A atenção deve ser redobrada ao menos até quarta (28).

Portanto, o ideal é ficar de olho em eventuais rachaduras nas paredes e no chão, água empoçada, barrancos minando água e árvores e muros inclinados. O cidadão também deve evitar jogar lixo e entulho em calhas e bueiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui