

Há mais de 80 dias em quarentena, Venda Nova, assim como toda Belo Horizonte, demonstra mudanças nas rotinas. Instituições e órgãos públicos manobram entre as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e a continuidade da prestação dos serviços aos cidadãos.
Um exemplo é a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que mantém a segurança pública enquanto salvaguarda a própria saúde. Mesmo com as circunstâncias complexas postas pela pandemia, no dia dois de junho, o 49º Batalhão – responsável pelo atendimento a Venda Nova – registrou a maior taxa de redução de roubos desde a própria criação.
De acordo com a assessoria de comunicação organizacional (P5) do 49º BPM, outros números históricos consolidam os resultados da companhia, a qual já apresentava eficiência antes da pandemia, mas teve somada a relação dos cidadãos com as recomendações de ficar em casa. Veja abaixo os dados comparados com o mês de maio de 2019:
- Menos 52,29% de roubos em Venda Nova (maior redução desde a criação do 49º BPM)
- Menos 60% no número de homicídios em Venda Nova
- Menos 49,79% no número de crimes violentos em Venda Nova
- Menos 33,47% de ocorrências de furtos em Venda Nova.
Como é visível a intensidade de viaturas nas ruas de Venda Nova, o Jornal Norte Livre questionou ao departamento se a motivação era vinculada ao momento de quarentena, em que o(a) cidadão(ã) permanece em casa e propicia mais tempo para as patrulhas. Obtivemos a seguinte resposta:
“O 49º BPM, em conjunto com a Academia de Polícia Militar e outras unidades de Belo Horizonte, está disponibilizando mais recursos que estão sendo empregados diuturnamente na área da unidade (Venda Nova) para atuar no combate e prevenção à criminalidade”, informa a assessoria de comunicação organizacional.
Somente em maio, o 49º BPM efetuou:
- 2.465 operações e atividades
- 64 reuniões comunitárias
- 2.696 boletins de ocorrência confeccionados
- Apreensão de 27 armas
- 85 prisões e apreensões por tráfico de drogas
- Outras 300 prisões e apreensões diversas
- E cumpriu 12 mandados de prisão e apreensões.
Qual bairro de Venda Nova é campeão na diminuição de crimes?
Segundo a P5 do 49º BPM, entre janeiro e maio de 2019, foram registrados 1.126 crimes violentos em Venda Nova. Em 2020, em comparação com os mesmos meses, houve 757 ocorrências dessa modalidade — uma diminuição de 32,77%.
Somente o crime de homicídio teve a diminuição de 33,33% em comparação com o mesmo período entre janeiro e maio do ano passado. Com respeito aos crimes não violentos, como estelionato, a P5 afirmou que a estatística permanece inalterada, pois ainda está sendo apurada.
O bairro de Venda Nova campeão na redução de crimes violentos foi o Serra Verde, com diminuição de 78,57% no número de ocorrências em maio.
Serviço
49º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais: Rua Érico Veríssimo, 561, Bairro São João Batista, Venda Nova
Telefones: 3408-4867 / 3408-4868