Por William Araújo
A segurança pública de Venda Nova está reforçada. Na última quinta-feira, as companhias da regional, sob comando do 49º Batalhão da Polícia Militar, se reuniram para receber e dividir o novo efetivo policial. Foram relacionados 45 novos membros ao batalhão, sendo 23 provenientes do curso de formação e 22 remanejados de outras companhias.
[custom-related-posts title=”Leia também” order_by=”title” order=”ASC”]
De acordo com o Major Rafael Cavalcante, comandante da nona Área Integrada de Segurança Pública (9ª Aisp) e da 14ª Companhia de Polícia de Venda Nova, os novos componentes serão realocados de acordo com a densidade demográfica (índice obtido divisão do número de habitantes pela área ocupada) de cada bairro. Como a 14ª Cia. faz a segurança de 28 bairros, possivelmente receberá maior efetivo.
Segundo o comandante, a prioridade de alguns destes policiais, principalmente os recém-formados, será fazer o policiamento a pé, chamado de ostensivo. Os outros serão indexados em operações.
Em comparação com 2016, o ano passado fechou com queda de, aproximadamente, 20% na taxa de criminalidade da região. Além disso, somente neste primeiro trimestre de 2018, houve diminuição de 37% dos crimes em relação com o primeiro trimestre de 2017, diz o Major.
Operação “Sexta-feira 13”
Mal chegaram os novos reforços e o 49º BPM utilizou o efetivo para fazer a operação “Sexta-feira 13”, ocorrida na sexta-feira passada. A ação visou a ocupação da Zona Quente de Criminalidade Vila Mantiqueira (ZQC) e a conclusão de ordens de prisão na região.
Foram cumpridos mandatos de busca e apreensão de infratores envolvidos com o tráfico de drogas e efetuadas várias operações de trânsito nas principais vias da região.

O resultado da operação foi:
- 01 Revólver Cal. 38
- 06 munições Cal. 38
- 01 Barra e 02 tabletes de Maconha totalizando 01 Kg
- 01 mandato de prisão cumprido
- 03 infratores presos por tráfico e porte ilegal de arma
- 01 Veículo removido
- 11 Auto de infração de trânsito
- 60 veículos abordados
- 73 pessoas abordadas
A operação foi coordenada pelos comandantes da 14ª e 228ª Companhias de Polícia Militar, pelo comandante do setor três, pelo Tático Móvel, pelo Comando Tático e pelo Serviço de Inteligência do 49º BPM (P2). Um drone foi usado na operação – equipamento recentemente adotado pela Polícia Militar.