Publicidade

Por William Araújo

A segurança pública de Venda Nova está reforçada. Na última quinta-feira, as companhias da regional, sob comando do 49º Batalhão da Polícia Militar, se reuniram para receber e dividir o novo efetivo policial. Foram relacionados 45 novos membros ao batalhão, sendo 23 provenientes do curso de formação e 22 remanejados de outras companhias.

[custom-related-posts title=”Leia também” order_by=”title” order=”ASC”]


De acordo com o Major Rafael Cavalcante, comandante da nona Área Integrada de Segurança Pública (9ª Aisp) e da 14ª Companhia de Polícia de Venda Nova, os novos componentes serão realocados de acordo com a densidade demográfica (índice obtido divisão do número de habitantes pela área ocupada) de cada bairro. Como a 14ª Cia. faz a segurança de 28 bairros, possivelmente receberá maior efetivo.

CONTINUA APÓS ESTA PUBLICIDADE

Segundo o comandante, a prioridade de alguns destes policiais, principalmente os recém-formados, será fazer o policiamento a pé, chamado de ostensivo. Os outros serão indexados em operações.

Em comparação com 2016, o ano passado fechou com queda de, aproximadamente, 20% na taxa de criminalidade da região. Além disso, somente neste primeiro trimestre de 2018, houve diminuição de 37% dos crimes em relação com o primeiro trimestre de 2017, diz o Major.

Operação “Sexta-feira 13”

Mal chegaram os novos reforços e o 49º BPM utilizou o efetivo para fazer a operação “Sexta-feira 13”, ocorrida na sexta-feira passada. A ação visou a ocupação da Zona Quente de Criminalidade Vila Mantiqueira (ZQC) e a conclusão de ordens de prisão na região.

Foram cumpridos mandatos de busca e apreensão de infratores envolvidos com o tráfico de drogas e efetuadas várias operações de trânsito nas principais vias da região.

Policiais adentram vielas na operação "Sexta-feira 13" - imagens cedidas pelo Major Rafael
Policiais adentram vielas na operação “Sexta-feira 13” – imagens cedidas pelo Major Rafael

O resultado da operação foi:

  • 01 Revólver Cal. 38
  • 06 munições Cal. 38
  • 01 Barra e 02 tabletes de Maconha totalizando 01 Kg
  • 01 mandato de prisão cumprido
  • 03 infratores presos por tráfico e porte ilegal de arma
  • 01 Veículo removido
  • 11 Auto de infração de trânsito
  • 60 veículos abordados
  • 73 pessoas abordadas

A operação foi coordenada pelos comandantes da 14ª e 228ª Companhias de Polícia Militar, pelo comandante do setor três, pelo Tático Móvel, pelo Comando Tático e pelo Serviço de Inteligência do 49º BPM (P2). Um drone foi usado na operação – equipamento recentemente adotado pela Polícia Militar.


Publicidade
Jornalista graduado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte — UniBH (2017), jornalista editor no Jornal Norte Livre com passagem pelo Jornal Daqui BH, ambos parceiros hiperlocais do Portal Uai/Diários Associados. Professor e sócio na empresa "Quando - Fábrica de narrativas", conteudista, SEO (Search Engine Optimization), videomaker, fotógrafo e entusiasta como ilustrador, desenvolvedor web e animador 2D."Os livros são o templo do jornalista, mas é nas ruas que ele congrega". Will Araújo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui