Publicidade

Uma oportunidade de beber uma cerveja artesanal, ouvir muito rock, comer bem e, ainda, conhecer uma modalidade esportiva que cresce cada vez mais no Brasil. Neste sábado (23), a partir das 8h30 até 19h, o Sesc Venda Nova (Rua Maria Borboleta, s/n – Bairro Novo Letícia) sedia Rugby Day, evento voltado ao rugby sevens, esporte que está para o rugby convencional como futsal está para o futebol.

Além das atrações complementares, a programação com a participação de seis times e partidas dos módulos masculino, feminino, categoria de base e master. A entrada é gratuita, mediante entrega de um quilo de alimento não perecível. O ingresso, contudo, precisa ser retirado pelo site Sympla (clique aqui para acessar). 

Realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o evento contará com a participação de seis clubes: Varginha Rugby, Belo Horizonte Rugby, Inconfidência Rugby, Lagoa Santa Rugby Clube, Montes Claros Rugby Clube e o Inconfidentes.

CONTINUA APÓS ESTA PUBLICIDADE


Na categoria feminina, apenas o BH Rugby, o Inconfidência do Bairro São José (Região da Pampulha) e o Lagoa Santa vão participar. A organização premia os vencedores com um troféu. 

O módulo master é voltado para maiores de 30 anos, enquanto as partidas da categoria de base se dividem em três categorias: subs-14, 16 e 18.

Essas competições serão disputadas de maneira colaborativa, isto é, os clubes levam jogadores que se encaixam nesses padrões e eles são divididos entre dois times no local.

Muito além do rugby

Além das partidas de rugby seven, quem se deslocar ao local do evento terá à disposição cerveja gelada, comida de food trucks e show da banda de rock Like Five.

A música ao vivo começa a rolar por volta das 15h. Além disso, quem levar crianças também poderá usufruir do espaço kids. Nele, os pequenos terão piscina de bolinha, cama elástica e pula-pula à disposição. Monitores vão acompanhar os pequenos. 

A presença do jornalista Virgílio Neto, especializado no assunto e funcionário dos canais Espn, complementa as atrações do Dia do Rugby. Essa será a segunda vez que o Sesc Venda Nova sedia o evento, que também aconteceu no segundo semestre no ano passado. 

“O rugby é um esporte que está crescendo 17% ao ano. A crise econômica tem trazido dificuldades para os clubes e a própria federação se manterem. O governo do estado investe muito pouco. Essa parceria em forma de lei de incentivo com a Prefeitura de Belo Horizonte é basicamente para custear o evento e a gente ganhar visibilidade nas mídias”, explica o presidente da Federação Mineira de Rugby, Daflas Cruz. 

De acordo com Daflas, a escolha por Venda Nova passa pela parceria que a federação tem com o Sesc, além da estrutura oferecida pela regional no Bairro Novo Letícia. “É a parceria que a gente tem com o Sesc, pela infraestrutura que eles têm aí em Venda Nova”, ressalta o presidente da entidade.

Copa do Mundo

O evento acontece um mês depois do Japão sediar o Mundial de Rugby. Na edição deste ano, a África do Sul sagrou-se campeã pela terceira vez ao bater a Inglaterra na decisão pelo placar de 32 a 12. Os africanos também venceram a competição em 1995 e 2007.

Foi a primeira vez que um país asiático sediou o torneio, portanto os resultados foram vistos como positivos pela crítica especializada.



Isso porque os estádios ficaram lotados e a competição ficou marcada por diversas surpresas. Um exemplo foi a derrota da favorita Nova Zelândia nas semifinais diante da Inglaterra. No total, 20 seleções disputaram a Copa do Mundo, a maioria delas situada na Europa e na Oceania. 

Novamente, a Seleção Brasileira não conseguiu se classificar para o Mundial da modalidade.

Os tupis, como é conhecido o time brasileiro, nunca conseguiu vaga na Copa do Mundo, justamente por ser um esporte ainda pouco difundido no cenário local.

Na América do Sul, apenas Argentina e Uruguai participaram.

O primeiro título de peso do Brasil ocorreu no Campeonato Sul-Americano de Rugby de 2018, quando os tupis bateram a Argentina na final.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui