Foto: divulgação/Federação Mineira de Rugby.
Advertisement

Uma oportunidade de beber uma cerveja artesanal, ouvir muito rock, comer bem e, ainda, conhecer uma modalidade esportiva que cresce cada vez mais no Brasil. Neste sábado (23), a partir das 8h30 até 19h, o Sesc Venda Nova (Rua Maria Borboleta, s/n – Bairro Novo Letícia) sedia Rugby Day, evento voltado ao rugby sevens, esporte que está para o rugby convencional como futsal está para o futebol.

Além das atrações complementares, a programação com a participação de seis times e partidas dos módulos masculino, feminino, categoria de base e master. A entrada é gratuita, mediante entrega de um quilo de alimento não perecível. O ingresso, contudo, precisa ser retirado pelo site Sympla (clique aqui para acessar). 

Realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o evento contará com a participação de seis clubes: Varginha Rugby, Belo Horizonte Rugby, Inconfidência Rugby, Lagoa Santa Rugby Clube, Montes Claros Rugby Clube e o Inconfidentes.


Você é de Venda Nova?

Morador(a) de Venda Nova, fique por dentro de notícias exclusivas e específicas da regional. Clique no botão ao lado/abaixo e siga o Jornal Norte Livre nas redes sociais.


Na categoria feminina, apenas o BH Rugby, o Inconfidência do Bairro São José (Região da Pampulha) e o Lagoa Santa vão participar. A organização premia os vencedores com um troféu. 

O módulo master é voltado para maiores de 30 anos, enquanto as partidas da categoria de base se dividem em três categorias: subs-14, 16 e 18.

Essas competições serão disputadas de maneira colaborativa, isto é, os clubes levam jogadores que se encaixam nesses padrões e eles são divididos entre dois times no local.

Muito além do rugby

Além das partidas de rugby seven, quem se deslocar ao local do evento terá à disposição cerveja gelada, comida de food trucks e show da banda de rock Like Five.

A música ao vivo começa a rolar por volta das 15h. Além disso, quem levar crianças também poderá usufruir do espaço kids. Nele, os pequenos terão piscina de bolinha, cama elástica e pula-pula à disposição. Monitores vão acompanhar os pequenos. 

A presença do jornalista Virgílio Neto, especializado no assunto e funcionário dos canais Espn, complementa as atrações do Dia do Rugby. Essa será a segunda vez que o Sesc Venda Nova sedia o evento, que também aconteceu no segundo semestre no ano passado. 

“O rugby é um esporte que está crescendo 17% ao ano. A crise econômica tem trazido dificuldades para os clubes e a própria federação se manterem. O governo do estado investe muito pouco. Essa parceria em forma de lei de incentivo com a Prefeitura de Belo Horizonte é basicamente para custear o evento e a gente ganhar visibilidade nas mídias”, explica o presidente da Federação Mineira de Rugby, Daflas Cruz. 

De acordo com Daflas, a escolha por Venda Nova passa pela parceria que a federação tem com o Sesc, além da estrutura oferecida pela regional no Bairro Novo Letícia. “É a parceria que a gente tem com o Sesc, pela infraestrutura que eles têm aí em Venda Nova”, ressalta o presidente da entidade.

Copa do Mundo

O evento acontece um mês depois do Japão sediar o Mundial de Rugby. Na edição deste ano, a África do Sul sagrou-se campeã pela terceira vez ao bater a Inglaterra na decisão pelo placar de 32 a 12. Os africanos também venceram a competição em 1995 e 2007.

Foi a primeira vez que um país asiático sediou o torneio, portanto os resultados foram vistos como positivos pela crítica especializada.


Leia também

None found


Isso porque os estádios ficaram lotados e a competição ficou marcada por diversas surpresas. Um exemplo foi a derrota da favorita Nova Zelândia nas semifinais diante da Inglaterra. No total, 20 seleções disputaram a Copa do Mundo, a maioria delas situada na Europa e na Oceania. 

Novamente, a Seleção Brasileira não conseguiu se classificar para o Mundial da modalidade.

Os tupis, como é conhecido o time brasileiro, nunca conseguiu vaga na Copa do Mundo, justamente por ser um esporte ainda pouco difundido no cenário local.

Na América do Sul, apenas Argentina e Uruguai participaram.

O primeiro título de peso do Brasil ocorreu no Campeonato Sul-Americano de Rugby de 2018, quando os tupis bateram a Argentina na final.

Curta e compartilhe nas redes sociais
22Shares