Foto meramente ilustrativa. Crédito: William Araújo/Norte Livre.
Foto meramente ilustrativa. Crédito: William Araújo/Norte Livre.
Publicidade

Gabriel Ronan

Para facilitar a vida de quem precisa obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Venda Nova pode receber um novo local de provas em breve. Nos dois últimos meses, o Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores de Minas Gerais (Siprocfc/MG) com a Empresa de transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) têm articulado reuniões para que a antiga demanda da região seja atendida. Os órgãos aguardam, agora, encontrar um local adequado à implantação.

Para facilitar a vida de quem precisa obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a região de Venda Nova pode receber um novo local de provas em breve.  o Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores de Minas Gerais (Siprocfc/MG), a Empresa de transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) . Os órgãos aguardam, agora, encontrar um local adequado à implantação.

CONTINUA APÓS ESTA PUBLICIDADE

Ainda não há um lugar específico para acolher a área de exame. De acordo com o Detran, o órgão “está constantemente avaliando locais para novas áreas de exames práticos e está aberto para receber sugestões de áreas que tenham estrutura para aguaritar a equipe de examinadores e servidores administrativos“.

Já a BHTrans adiantou, em nota, que apenas auxilia o Detran nas questões referentes ao trânsito. Segundo a autarquia, quem propõe o local é o Detran, cabendo a empresa municipal apenas avaliar os impactos nas vias do lugar escolhido.

Para que Venda Nova seja agraciada com espaço para habilitação de condutores, são necessárias algumas especificações. Segundo o Siprocfc/MG, as vias precisam ter área ampla para realização de baliza, estrutura para abrigar alunos e a comissão examinadora, sinalização adequada e não podem estar próximas a residências.

Ainda de acordo com o sindicato, caso um local seja encontrado na região, “os exames poderão ser realizados em um curto espaço de tempo”. Atualmente, Belo Horizonte tem 252 Centros de Formação de Condutores (CFCs), mas há apenas quatro áreas de exame: no Barreiro, nos bairros Alípio de Melo e Bandeirantes, na Pampulha, e no Bairro Gameleira, no Oeste da cidade.

A mais próxima de Venda Nova é a do Bairro Bandeirantes, conhecida como Cepel, que fica a cerca de 11 km do centro da regional de carro. Tal distância onera ainda mais os alunos e as autoescolas, em razão dos gastos com combustíveis, segundo o sindicato da classe dos donos de CFCs.

Para o Siprocfc/MG, um novo local de provas em Venda Nova facilitaria a vida de todos e diminuiria o impacto causado pelos grandes deslocamentos, como o estresse dos alunos antes da avaliação.

O assunto também esteve em pauta em audiência pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte, realizada em maio e convocada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. Na ocasião, o vereador Wesley Autoescola (PHS) ressaltou a necessidade de todas as regionais terem ao menos uma área de exame.

Novo sistema

Em busca de evitar burocracias, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) pretende colocar em funcionamento um novo sistema. Nele, o aluno vai poder eliminar uma das áreas de exame, de acordo com sua preferência, durante a marcação da prova.

Assim, o futuro condutor pode excluir a opção mais longe de sua autoescola, impedindo grandes deslocamentos. Segundo o Detran, a previsão é que a tecnologia esteja à disposição dos interessados no fim de julho.

Restam apenas ajustes finais no sistema, que está em fase final de testes.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui