Centro de Saúde Mental em Venda Nova vai tratar de dependentes do álcool e químicos. Foto: Gabriel Ronan/Jornal Norte Livre.
Centro de Saúde Mental em Venda Nova vai tratar de dependentes do álcool e químicos. Foto: Gabriel Ronan/Jornal Norte Livre.
Publicidade

A Região de Venda Nova ganhou, neste mês, seu primeiro Centro de Referência em Saúde Mental Álcool e outras Drogas (Cersam AD). O equipamento da prefeitura começou a funcionar no último dia 22 e conta com 62 servidores de diversas áreas, de acordo com o Executivo municipal.

O Cersam AD funciona na Praça José Belém Barbosa, a Praça 3, número 255, São João Batista. O acesso acontece pela Rua Ivartt Maria Mota, no mesmo bairro.

A reportagem do Jornal Norte Livre conversou com o gerente da Rede de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Siqueira. Ele explicou, em detalhes, como o serviço acontece.

CONTINUA APÓS ESTA PUBLICIDADE

“Venda Nova já tinha um Cersam que atendia a população com transtorno mental, também no São João Batista. O que a gente abriu lá agora é um especializado em pessoas dependentes do álcool e de outras drogas”, explica. Portanto, a rede de saúde da Regional está mais robusta.

De acordo com Fernando, a população de Venda Nova tinha que recorrer ao Cersam AD da Pampulha/Noroeste, no Bairro Manacás, para recorrer a esse tipo de atendimento. “A população de Venda Nova tinha dificuldade de acesso por ser longe”, lembra o gerente.

O Cersam AD de Venda Nova terá um gerente. Ele vai coordenar 35 auxiliares de enfermagem, 11 técnicos de nível superior (enfermeiros, terapeutas, psicólogos e assistentes sociais), cinco médicos (três psiquiatras e dois clínicos), quatro auxiliares-administrativos, um profissional redutor de danos e um oficineiro.

Protocolo de atendimento

Placa avisa para acesso ao Cersam AD Venda Nova pela Rua Ivartt Maria Mota, no São João Batista. Foto: Gabriel Ronan/Jornal Norte Livre.
Placa avisa para acesso ao Cersam AD Venda Nova pela Rua Ivartt Maria Mota, no São João Batista. Foto: Gabriel Ronan/Jornal Norte Livre.

“Qualquer Cersam de Álcool e Outras Drogas só acolhe pessoas acima dos 18 anos, com demanda espontânea. É um equipamento de portas abertas. A pessoa também pode ser encaminhada por outro equipamento de saúde ou equipe de recursos humanos do local onde ela trabalha. O Samu também leva usuários que tem agitação em casa”, diz Fernando Siqueira.

Ao receber o paciente, o Cersam AD tem um procedimento padrão. Portanto, um técnico de nível superior avalia o quadro de saúde do paciente. Depois, um médico também faz seu primeiro atendimento.

A partir dessa avaliação, há três modalidades de tratamento. O ambulatorial acontece três vezes por semana. Nele, o paciente pode retornar para casa.

Caso seja um quadro mais grave, a pessoa passa alguns dias da semana no Cersam, ou fica lá em tempo integral para recuperar os laços sociais.

Se a situação for ainda mais complicada, a equipe da prefeitura adota a hospitalidade noturna, na qual o paciente dorme no centro de saúde. “A pessoa vai passar por um período de abstinênica. Conforme ela vai melhorando, vamos progredindo nas modalidades. Quando há a alta é o sucesso do tratamento”, explica o gerente da PBH.

Apesar de não ser o ideal, o Cersam AD Venda Nova também fará a internação involuntária de pacientes. O mesmo vale para a compulsória. Nessa última, uma decisão judicial obriga o equipamento a auxiliar o paciente.

Além disso, a segurança será feita a partir de quatro porteiros (dois diurnos e dois noturnos).

Vai dar conta da demanda?

Para a Prefeitura de BH, o Cersam AD Venda Nova é mais que o suficiente para atender os dependentes químicos e do álcool da região. Como a Regional Norte da capital não tem equipamento, o Executivo municipal espera que Venda Nova também receba pacientes dessa localidade.

Mas, a criação de um Cersam AD Norte não está descartada. “Vamos acompanhar como será o atendimento em Venda Nova. Se for necessário, vamos estudar essa possibilidade”, diz o gerente da Rede de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui