
No dia 26 de novembro, data da divulgação do gabarito da 15ª Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2019, milhares de estudantes, do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental, em todo país, souberam suas colocações no concurso. Dentre os(as) mais de 18 milhões de alunos(as) participantes, Venda Nova teve 17 medalhistas de ouro, prata e bronze.
Além deles, sete escolas públicas de Belo Horizonte foram premiadas com um kit de material didático nesta edição da Obmep; Venda Nova registrou duas: as escolas municipais Cora Coralina e Padre Marzano Matias, situadas nos bairros Copacabana e Rio Branco, respectivamente.
Os professores da Regional também brilharam na olimpíada. Foram cinco docentes da disciplina matemática a receberem como prêmio a participação no programa “Obmep nas Escolas” em 2020, um diploma de homenagem pela didática e um livro de apoio à formação matemática. São eles:
- Patrícia Dutra Magalhães (EM Cora Coralina)
- Edvaldo Geraldo Marques (EM Cora Coralina)
- Maria Lucia Alves de Assis Moreira (EM Padre Marzano Matias)
- Marcelo Soares da Silva (EM Padre Marzano Matias)
- Vinícius Borges Pires (EE Professora Maria Muzzi Guastaferro)
A Obmep
A olimpíada de matemática tem abrangência nacional e ocorre todos os anos no segundo semestre. Ela é dirigida às escola públicas e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Primeiro, foram feitas as inscrições gratuitas dos estudantes do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental e, em seguida, o Impa elaborou e disponibilizou o material de provas para as Secretarias de Educação e representantes das escolas federais cadastradas. Os exames foram distribuídos, continham 15 questões fechadas, com cinco alternativas cada, e foram aplicados nas próprias escolas.
As provas foram recolhidas e o gabarito da olimpíada foi divulgado, posteriormente, na plataforma online do programa. Todas as escolas, professores(as) e estudantes ficaram sabendo simultâneamente dos resultados.
O objetivo da Obmep, segundo o próprio programa, é estimular e promover o estudo da matemática, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e seus professores(as) e identificar jovens talentos, fazendo a ponte entre eles e as universidades. Todos buscam a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Os medalhistas
Neste ano, a Obmep ainda não divulgou a data e local da cerimônia de encontro dos medalhistas e premiação, mas, no ano anterior, o evento ocorreu em Salvador (BA) e contemplou 575 estudantes que conseguiram o resultado ouro.
Em 2019, em todo país, 579 estudantes obtiveram a medalha de ouro; 1.746 obtiveram a medalha de prata; 5.183 obtiveram a medalha de bronze e 48.163 tiveram menção honrosa por participarem da segunda etapa. Ao todo, foram 55.671 alunos e alunas premiados(as) neste ano.
Em Minas Gerais, 113 estudantes conseguiram a medalha de ouro: 16 nas escolas públicas de Belo Horizonte, três deles estão em Venda Nova (18,75%). Ainda no estado, 312 alcançaram a medalha de prata e 882 a de bronze. A Regional conseguiu três representantes na primeira e 11 na segunda. Veja abaixo:
ALUNOS(AS) PREMIADOS(AS) – OURO
- Davi Martins de Oliveira (EE Profa. Maria Muzzi Guastaferro – Bairro Venda Nova)
- Maria Eduarda Silva Souza Ruas (EM Tancredo Phídeas Guimarães – Vila Satélite)
- Miguel Freitas Inácio Silva (EM Cora Coralina – Bairro Copacabana).
ALUNOS(AS) PREMIADOS(AS) – PRATA
- Daniel Torres Ferreira (EE Geraldo Teixeira da Costa – Bairro Rio Branco)
- Ana Julia Azevedo de Sá Domingos (EE Geraldo Teixeira da Costa – Bairro Rio Branco)
- Tamyres de Oliveira Gomes (EM Cora Coralina – Bairro Copacabana).
ALUNOS(AS) PREMIADOS(AS) – BRONZE
- Kallebe Johnson Velloso (EM Padre Marzano Matias – Bairro Rio Branco)
- Davi Lucas Dias Morais (EM Padre Marzano Matias – Bairro Rio Branco)
- John Wesley Florentino Diniz (EM Prf. Pedro Guerra – Bairro Mantiqueira)
- Fernanda Fernandes Cunha (EM Profa. Ondina Nobre – Bairro Céu Azul)
- Gabriel Silva Santos (EM Adauto Lúcio Cardoso – Bairro Céu Azul)
- Samuel Flávio Ribeiro da Silva (EM Prof. Pedro Guerra – Bairro Mantiqueira)
- João Vítor Lima de Souza (Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais – Bairro Minas Caixa)
- Gustavo Freitas Inácio Silva (EM Cora Coralina – Bairro Copacabana)
- Felipe Lopes Almeida Silva (EM Adauto Lúcio Cardoso – Bairro Céu Azul)
- Gabriel Souza de Oliveira (EE Deputado Manoel da Costa – Bairro Céu Azul)
- Gileade Coimbra Valente (EE Santos Dumont – Bairro Venda Nova).