Imagem: Divulgação Obmep 2019
Imagem: Divulgação Obmep 2019
Publicidade

No dia 26 de novembro, data da divulgação do gabarito da 15ª Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2019, milhares de estudantes, do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental, em todo país, souberam suas colocações no concurso. Dentre os(as) mais de 18 milhões de alunos(as) participantes, Venda Nova teve 17 medalhistas de ouro, prata e bronze.


Além deles, sete escolas públicas de Belo Horizonte foram premiadas com um kit de material didático nesta edição da Obmep; Venda Nova registrou duas: as escolas municipais Cora Coralina e Padre Marzano Matias, situadas nos bairros Copacabana e Rio Branco, respectivamente.

Os professores da Regional também brilharam na olimpíada. Foram cinco docentes da disciplina matemática a receberem como prêmio a participação no programa “Obmep nas Escolas” em 2020, um diploma de homenagem pela didática e um livro de apoio à formação matemática. São eles:

CONTINUA APÓS ESTA PUBLICIDADE
  • Patrícia Dutra Magalhães (EM Cora Coralina)
  • Edvaldo Geraldo Marques (EM Cora Coralina)
  • Maria Lucia Alves de Assis Moreira (EM Padre Marzano Matias)
  • Marcelo Soares da Silva (EM Padre Marzano Matias)
  • Vinícius Borges Pires (EE Professora Maria Muzzi Guastaferro)

A Obmep

A olimpíada de matemática tem abrangência nacional e ocorre todos os anos no segundo semestre. Ela é dirigida às escola públicas e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Primeiro, foram feitas as inscrições gratuitas dos estudantes do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental e, em seguida, o Impa elaborou e disponibilizou o material de provas para as Secretarias de Educação e representantes das escolas federais cadastradas. Os exames foram distribuídos, continham 15 questões fechadas, com cinco alternativas cada, e foram aplicados nas próprias escolas.

As provas foram recolhidas e o gabarito da olimpíada foi divulgado, posteriormente, na plataforma online do programa. Todas as escolas, professores(as) e estudantes ficaram sabendo simultâneamente dos resultados.

O objetivo da Obmep, segundo o próprio programa, é estimular e promover o estudo da matemática, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e seus professores(as) e identificar jovens talentos, fazendo a ponte entre eles e as universidades. Todos buscam a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Os medalhistas

Neste ano, a Obmep ainda não divulgou a data e local da cerimônia de encontro dos medalhistas e premiação, mas, no ano anterior, o evento ocorreu em Salvador (BA) e contemplou 575 estudantes que conseguiram o resultado ouro.

Em 2019, em todo país, 579 estudantes obtiveram a medalha de ouro; 1.746 obtiveram a medalha de prata; 5.183 obtiveram a medalha de bronze e 48.163 tiveram menção honrosa por participarem da segunda etapa. Ao todo, foram 55.671 alunos e alunas premiados(as) neste ano.

Em Minas Gerais, 113 estudantes conseguiram a medalha de ouro: 16 nas escolas públicas de Belo Horizonte, três deles estão em Venda Nova (18,75%). Ainda no estado, 312 alcançaram a medalha de prata e 882 a de bronze. A Regional conseguiu três representantes na primeira e 11 na segunda. Veja abaixo:

ALUNOS(AS) PREMIADOS(AS) – OURO

  1. Davi Martins de Oliveira (EE Profa. Maria Muzzi Guastaferro – Bairro Venda Nova)
  2. Maria Eduarda Silva Souza Ruas (EM Tancredo Phídeas Guimarães – Vila Satélite)
  3. Miguel Freitas Inácio Silva (EM Cora Coralina – Bairro Copacabana).

ALUNOS(AS) PREMIADOS(AS) – PRATA

  1. Daniel Torres Ferreira (EE Geraldo Teixeira da Costa – Bairro Rio Branco)
  2. Ana Julia Azevedo de Sá Domingos (EE Geraldo Teixeira da Costa – Bairro Rio Branco)
  3. Tamyres de Oliveira Gomes (EM Cora Coralina – Bairro Copacabana).

ALUNOS(AS) PREMIADOS(AS) – BRONZE

  1. Kallebe Johnson Velloso (EM Padre Marzano Matias – Bairro Rio Branco)
  2. Davi Lucas Dias Morais (EM Padre Marzano Matias – Bairro Rio Branco)
  3. John Wesley Florentino Diniz (EM Prf. Pedro Guerra – Bairro Mantiqueira)
  4. Fernanda Fernandes Cunha (EM Profa. Ondina Nobre – Bairro Céu Azul)
  5. Gabriel Silva Santos (EM Adauto Lúcio Cardoso – Bairro Céu Azul)
  6. Samuel Flávio Ribeiro da Silva (EM Prof. Pedro Guerra – Bairro Mantiqueira)
  7. João Vítor Lima de Souza (Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais – Bairro Minas Caixa)
  8. Gustavo Freitas Inácio Silva (EM Cora Coralina – Bairro Copacabana)
  9. Felipe Lopes Almeida Silva (EM Adauto Lúcio Cardoso – Bairro Céu Azul)
  10. Gabriel Souza de Oliveira (EE Deputado Manoel da Costa – Bairro Céu Azul)
  11. Gileade Coimbra Valente (EE Santos Dumont – Bairro Venda Nova).


Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui