
Por Gabriel Ronan
Destinar materiais recicláveis para os locais corretos nem sempre é uma tarefa simples. Para incentivar e facilitar este trabalho, Venda Nova abriga três Locais de Entrega Voluntária (LEVs) de recicláveis.
[custom-related-posts title=”Leia também” order_by=”title” order=”ASC”]
Neles, o cidadão deposita o lixo produzido de maneira seletiva, o que contribui para a reciclagem. Os LEVs estão localizados nos bairros Jardim dos Comerciários e Rio Branco e no centro de Venda Nova.
Um dos equipamentos situa-se na Rua Domingos Grosso, 135, na esquina com a Avenida Vilarinho. No local, o cidadão pode reciclar vidro, plástico, metal e papel em quatro aberturas (cada uma para um tipo de material) no formato foguetinho, que funciona semelhante a um cilindro (clique aqui e veja a tabela informativa sobre os formatos).

Na Avenida Liége, 10, no bairro Jardim dos Comerciários, o ponto de coleta seletiva recolhe vidro, plástico, metal e papel. No total, são quatro aberturas, uma para cada item, também no formato foguetinho.
Quatro saídas também atendem o bairro Rio Branco, na Avenida Érico Veríssimo, 1428, em frente à Regional Venda Nova. Lá, plástico e metal são depositados em um compartimento no formato gaiola (retangular), vidro num bocal grande e papel em um recipiente quadrado.
Confira as localizações dos LEVs abaixo:
Os materiais devem estar limpos e secos, para não provocar mau cheiro nem atrair animais que possam causar doenças. Além disso, o cidadão precisa ficar atento às cores: azul (papel), amarelo (metal), vermelho (plástico) e verde (vidro).
A coleta acontece de terça à sexta-feira, com exceção dos vidros. Esses itens são recolhidos quinzenalmente, de acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Todo o trabalho tem a responsabilidade da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).
Atualmente, segundo a PBH, Belo Horizonte conta com 70 Locais de Entrega Voluntária (LEVs) de recicláveis. A maior concentração está na Pampulha, onde 27 pontos estão instalados.
Parabéns pela matéria Gabriel!
Exatamente o que eu estava procurando. Estou com vários recipientes de vidro armazenados já há algum tempo, e agora vou conseguir resolver.
Obrigado por compartilhar!
Tomé Ferreira
Portal Duniverso