Centro de Ribeirão das Neves - Foto: Alisson Caetano/Wikimedia Commons

Do dia 9 de dezembro ao dia 8 de janeiro de 2021, estarão abertas as inscrições para o prêmio “Mostra Tudo Cultura” de Ribeirão das Neves. O projeto, que tem incentivo do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural da cidade, foi aprovado em 2019 e busca identificar e mapear “espaços, grupos, coletivos, associações, entidades, cias e indivíduos que desenvolvam iniciativas artísticas e culturais no território do município”.

Podem participar associações, entidades, companhias, grupos, coletivos, espaços e indivíduos que estejam vinculados à cultura e a promovam em Ribeirão das Neves. As idealizadoras do projeto, Lívia Bento (coordenadora, pesquisadora e produtora) e Wes Gomes (pesquisadora e produtora), sentiram a necessidade de primeiro rastrear os agentes culturais do município para, depois, fortalecê-los.

Serão premiadas cinco iniciativas culturais de Ribeirão das Neves com o valor de R$ 1 mil para cada. Para participar, os interessados devem preencher um formulário (clique aqui para acessar) e cumprir as seguintes regras:

Pessoas Físicas deverão enviar em até 10MB (formato de PDF ou imagem):

  • documento de identificação com foto, CPF e assinatura da/do proponente
  • comprovante de residência em nome da/do proponente, emitido há, no máximo, 6 meses anteriores a 30 de dezembro de 2020. Os comprovantes devem conter obrigatoriamente a data de emissão, processamento ou vencimento (para saber mais sobre os comprovantes, clique aqui)
  • histórico da iniciativa cultural no município
  • registro por fotos, links para vídeos, matérias em jornais, revistas, televisão, certificados, declarações e demais documentos que atestem a realização da iniciativa cultural no município. No caso de vídeos, os links devem ser inseridos no arquivo a ser enviado (nesse caso é permitido apenas um arquivo no tamanho máximo de 100MB)
  • Links que informem sobre a iniciativa cultural, como canais no Youtube, sites on-line e outros.

Pessoas Jurídicas deverão enviar:

  • documentação de identificação com foto, CPF e assinatura da/do representante legal em até dois arquivos de tamanho máximo de 10MB (em formato de PDF ou imagem)
  • cartão CNPJ em um arquivo no tamanho máximo de 10MB (em formato de PDF ou imagem)
  • comprovante de endereço em nome da organização constituída juridicamente emitido há, no máximo, 6 meses anteriores a 30 de dezembro de 2020. Os comprovantes devem conter obrigatoriamente a data de emissão, processamento ou vencimento (para saber mais sobre os comprovantes, clique aqui)
  • registro por fotos, links para vídeos, matérias em jornais, revistas, televisão, certificados, declarações e demais documentos que atestem a realização da iniciativa cultural no município. No caso de vídeos, os links devem ser inseridos no arquivo a ser enviado (nesse caso é permitido apenas um arquivo no tamanho máximo de 100MB)
  • links que informem sobre a iniciativa cultural, como canais no Youtube, sites on-line e outros.
Logo do projeto Mostra Tudo Cultura – Fonte: Divulgação/Mostra Tudo Cultura

O que são consideradas iniciativas culturais pela premiação?

Segundo edital da premiação, são consideradas iniciativas culturais ações de resultado em cunho coletivo, que possuam características de fortalecimento comunitário e das memórias culturais de Ribeirão das Neves.

Iniciativas que promovam a diversidade cultural, o fortalecimento das redes culturais, o direito à cidadania, o reconhecimento da cultura de vilas, favelas e aglomerados e o diálogo entre a área e outros campos, como o da educação. Para saber mais informações, acesse o edital (clique aqui).

Resultado e premiação

Os resultados serão divulgados no dia primeiro de fevereiro de 2021 e a premiação, como citado acima, inclui o valor de R$ 1 mil para cada uma das cinco iniciativas contempladas e um curso gratuito de Introdução a Projetos Culturais Comunitários.

Em seguida, será feita uma mostra cultural on-line com as cinco iniciativas vencedoras.

Serviço

  • Nome: Prêmio Mostra Tudo Cultura
  • Período de inscrição: 9 de dezembro a 8 de janeiro de 2021
  • Inscrição: gratuita via formulário (clique aqui)
  • Resultado: previsto para o dia primeiro de fevereiro de 2021
  • Cidade: Ribeirão das Neves.
  • Fundo: Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural

Saiba mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui