Imagem de entrada da "Casa Museu de Arte EMDRA"
Publicidade

Envolvidos pelo momento de distanciamento social provocado pelas medidas de contingenciamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), professores e alunos da Escola Municipal Deputado Renato Azeredo, situada na Rua Água, 40, entremeio aos bairros Maria Helena e Mantiqueira, criaram a “Casa Museu de Arte EMDRA”.

O museu é organizado assim como a estrutura natural de uma residência, com quartos, salas, varandas e outros cômodos. Todos os locais possuem uma atratividade de autoria da escola.

O Google foi a plataforma escolhida pelos professores e alunos para a criação. Na entrada, os visitantes são recepcionados com o texto da música “A casa é sua”, do cantor e compositor Arnaldo Antunes.

CONTINUA APÓS ESTA PUBLICIDADE

Ao entrar, é possível perceber o estilo lúdico dos alunos misturado ao clássico com toques de barroco, claro, sem perder a característica presente das casas brasileiras. Na cozinha, por exemplo, podemos acessar cada móvel ou eletrodoméstico e descobrir narrativas.

Uma delas é baseada nas etapas do “café da tarde”, em que é feito um doce com leite e o líquido preto é coado.

Na sala, encontramos o sofá, o televisor, a janela e alguns móveis. A estante está repleta de sugestões de livros e filmes, como “O melhor fotógrafo do mundo”, de direção de Fáuston da Silva.

Nos olhos da casa, as janelas, encontramos uma exposição fotográfica de paisagens visadas pela lente de alunos em suas próprias residências.

Imagem da sala da “Casa Museu de Arte EMDRA”

O museu, que une contemporaneidade com clássico, é uma resposta adequada da equipe de professores que recebeu da direção o tema “O papel da arte” para desenvolver projetos pedagógicos com caráter interdisciplinar. A estratégia pretende, criativamente, manter o atendimento de qualidade da escola à comunidade neste período de pandemia.

“O acervo do site é composto por diversas obras autorais criadas por educadoras, educadores e estudantes da comunidade escolar da EMDRA. O museu apresenta obras literárias (escritas e em áudio), visuais (fotografia e quadrinhos) e audiovisuais (curtas-metragens e vídeos), além de palestras culturais ministradas por professoras, professores e convidados. O objetivo é disseminar o gosto pela arte, bem como incentivar a criatividade e a sensibilidade estética na comunidade escolar e demais visitantes da Casa Museus. Vale lembrar que a proposta é manter o espaço vivo com constante renovação de obras, exposições e criadores participantes”, informou a equipe de responsáveis pela criação.

Como acessar?

Para apreciar as obras da “Casa Museu de Arte EMDRA” é necessário acessar o link abaixo e clicar nas áreas de interesse:
“Casa Museu de Arte EMDRA”.

Publicidade

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui