Boletim Epidemiológico de Belo Horizonte - Fonte: PBH/SMSA
Publicidade

Desde o dia 20 de abril, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), tem divulgado, diariamente, o boletim epidemiológico do novo coronavírus (Covid-19) na capital. Entre as publicações, duas (dos dias 17 e 23) trazem mapas com casos confirmados, casos notificados e óbitos ocorridos.



Em Venda Nova, conforme distribuição geoespacial apresentada pela PBH, é visível o menor número de casos confirmados em relação com as regionais Centro-Sul e Oeste. Contudo, a quantidade dos notificados suspeitos para o novo coronavírus é semelhante e espalhada assim como no restante da cidade.

Boletim Epidemiológico de Belo Horizonte - Fonte: SMSA/PBH
Boletim Epidemiológico de Belo Horizonte 17/04 – Fonte: SMSA/PBH

Na Regional, existem dois pontos de interesse/casos confirmados, um no Bairro Rio Branco, perto da divisa com o Bairro Santa Mônica, e outro no Bairro São Pedro, proximidades da Vila Satélite, Bairro Minas Caixa e Bairro Venda Nova (centro comercial). De acordo com os mapas, ainda não houve nenhum óbito de vendanovenses pelo novo coronavírus, porém o mapa de calor aponta as áreas de precaução. Veja a seguir.

CONTINUA APÓS ESTA PUBLICIDADE
Boletim Epidemiológico de Belo Horizonte 23/04 - Fonte: SMSA/PBH
Boletim Epidemiológico de Belo Horizonte 23/04 – Fonte: SMSA/PBH

De acordo com o último boletim epidemiológico da PBH (27/04), existem, atualmente, 29.233 casos notificados suspeitos, 548 confirmados, 11 óbitos e 1.244 descartados. Além disso, entre as mortes pelo Covid-19, oito são mulheres e três são homens.

Até o momento, foram testados 1.364 profissionais da saúde e 45 apresentaram resultado positivo para o novo coronavírus. Recentemente, o Hospital Risoleta Tolentino Neves apresentou contraprovas de seus funcionários e descartou a presença de infectados no local (veja aqui). Entre os casos notificados suspeitos, é mais presente o grupo de mulheres e homens na faixa etária de 20 a 40 anos. A comorbidade e o fator de risco mais presente no número de óbitos foram, respectivamente, o diabetes e a idade acima dos 60 anos. Para ver o último boletim completo, clique aqui.

Perfil de óbitos pelo novo coronavírus em BH - Fonte: SMSA/PBH
Perfil de óbitos pelo novo coronavírus em BH – Fonte: SMSA/PBH


Publicidade
Jornalista graduado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte — UniBH (2017), jornalista editor no Jornal Norte Livre com passagem pelo Jornal Daqui BH, ambos parceiros hiperlocais do Portal Uai/Diários Associados. Professor e sócio na empresa "Quando - Fábrica de narrativas", conteudista, SEO (Search Engine Optimization), videomaker, fotógrafo e entusiasta como ilustrador, desenvolvedor web e animador 2D."Os livros são o templo do jornalista, mas é nas ruas que ele congrega". Will Araújo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui