
Desde o dia 20 de abril, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), tem divulgado, diariamente, o boletim epidemiológico do novo coronavírus (Covid-19) na capital. Entre as publicações, duas (dos dias 17 e 23) trazem mapas com casos confirmados, casos notificados e óbitos ocorridos.
Em Venda Nova, conforme distribuição geoespacial apresentada pela PBH, é visível o menor número de casos confirmados em relação com as regionais Centro-Sul e Oeste. Contudo, a quantidade dos notificados suspeitos para o novo coronavírus é semelhante e espalhada assim como no restante da cidade.

Na Regional, existem dois pontos de interesse/casos confirmados, um no Bairro Rio Branco, perto da divisa com o Bairro Santa Mônica, e outro no Bairro São Pedro, proximidades da Vila Satélite, Bairro Minas Caixa e Bairro Venda Nova (centro comercial). De acordo com os mapas, ainda não houve nenhum óbito de vendanovenses pelo novo coronavírus, porém o mapa de calor aponta as áreas de precaução. Veja a seguir.

De acordo com o último boletim epidemiológico da PBH (27/04), existem, atualmente, 29.233 casos notificados suspeitos, 548 confirmados, 11 óbitos e 1.244 descartados. Além disso, entre as mortes pelo Covid-19, oito são mulheres e três são homens.
Até o momento, foram testados 1.364 profissionais da saúde e 45 apresentaram resultado positivo para o novo coronavírus. Recentemente, o Hospital Risoleta Tolentino Neves apresentou contraprovas de seus funcionários e descartou a presença de infectados no local (veja aqui). Entre os casos notificados suspeitos, é mais presente o grupo de mulheres e homens na faixa etária de 20 a 40 anos. A comorbidade e o fator de risco mais presente no número de óbitos foram, respectivamente, o diabetes e a idade acima dos 60 anos. Para ver o último boletim completo, clique aqui.
