Centro de Saúde Serra Verde - Foto - Rodrigo Clemente - PBH
Centro de Saúde Serra Verde - Foto - Rodrigo Clemente - PBH
Advertisement

Desde o primeiro dia de antecipação da campanha de vacinação em Belo Horizonte (23 de março), ocorreram relatos sobre filas e aglomerações que deveriam ser evitadas. Prevendo a situação e para ajudar a evitar o agrupamento de pessoas, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), disponibilizou diversos pontos extras de atendimento (veja mais abaixo). Além disso, a PBH firmou parceria com as Drogarias Araujo para que suas lojas servissem como locais para a aplicação gratuita, mediante agendamento prévio via site da empresa privada.

Entretanto, no primeiro dia da disponibilização da plataforma de agendamento online (quarta-feira, 25, às 10h) , o Jornal Norte Livre tentou por várias horas durante a manhã e tarde e não teve sucesso em progredir com o cadastro. O site saia do ar ou ficava em constante carregamento nos diversos navegadores web utilizados.


Você é de Venda Nova?

Morador(a) de Venda Nova, fique por dentro de notícias exclusivas da Regional. Clique no botão ao lado/baixo e siga o Jornal Norte Livre nas redes sociais.
“O que não é visto, não é lembrado”
Jornal Norte Livre, o jornal de Venda Nova!


Por causa do problema, as Drogarias Araujo decidiram mudar a forma de agendamento, pedindo que as pessoas compareçam às lojas participantes a partir das 8h para retirarem senhas individuais, com prazo de validade até as 14h do mesmo dia da emissão. Todavia, nesta sexta-feira (27), imensas filas se formaram nas portas das drogarias e foram mostradas pelo portal de notícias online G1.

Não tem Drive Thru de vacinação em Venda Nova

As Drogarias Araujo, no próprio portal online, informaram sobre o problema com o site e solicitaram paciência à população: “Entendemos a importância do momento e pedimos a todos compreensão, calma e espírito de união. Toda a equipe Araujo está mobilizada para ajudar a campanha da Prefeitura de BH e cuidar dos nossos idosos”. 

Para atender a idosos com dificuldade de locomoção e ajudar na dissipação de aglomerações, algumas unidades da drogaria fazem a vacinação via Drive Thru. No portal da empresa consta que existe uma loja em Venda Nova que presta o serviço, mas a equipe de reportagem do Jornal Norte Livre tentou várias vezes contato pelo telefone da franqueada e não teve sucesso.

Informação sobre o Drive Thru- Fonte: Drogaria Araujo
Informação sobre o Drive Thru- Fonte: Drogaria Araujo
Informação sobre Drive Thru no portal das Drogarias Araujo
Informação sobre Drive Thru no portal das Drogarias Araujo

Por isso, a equipe de reportagem foi até o endereço para apuração presencial. Funcionários disseram que não acontece essa modalidade no local e que as vacinas ocorrem mediante senhas emitidas a partir das 8h. Veja abaixo a lista de todas unidades em Venda Nova que participam da campanha:

  • Loja – Bairro Céu Azul, Rua Antônio José dos Santos, nº 412
  • Loja – Bairro Jardim Leblon, Rua Central, nº 1109
  • Loja – Bairro Santa Mônica, Rua Doutor Álvaro Camargos, nº 2620 Lj 102 e 103
  • Loja – Bairro São João Batista, Rua João Samaha, nº 1014
  • Loja – Bairro Serra Verde, Avenida Leontino Francisco Alves, nº 231 Lj 02
  • Loja – sem Drive Thru – Bairro Venda Nova, Rua Padre Pedro Pinto, nº 1660.

Em resposta sobre a disponibilidade de vacinas nas Drogarias Araujo e suposta ausência nos Centros de Saúde, a SMSA respondeu:

A vacinação nas Drogarias Araújo está sujeita à quantidade de doses disponibilizadas pela PBH. Por isso, em nota, a SMSA informa que “nesta sexta-feira, 27/3, está previsto o recebimento de 100 mil doses da vacina contra gripe por parte do Ministério da Saúde. É importante esclarecer que, com a antecipação da campanha, o Ministério da Saúde está repassando as doses de forma escalonada. A primeira remessa recebida pela Secretaria Municipal de Saúde foi de cerca de 215 mil doses”.

Pontos extras de vacinação em Venda Nova

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), nesta primeira fase de vacinação, em que idosos e profissionais da saúde são o foco, cerca de 400 mil pessoas serão vacinadas. Ao todo, espera-se que cerca de um milhão (1.001.192) de indivíduos sejam vacinados até o final da campanha.

Para atender melhor a população e ir além das Drogarias Araujo, a SMSA implantou vários pontos extras de vacinação em toda cidade. Veja abaixo o quadro com os locais em Venda Nova:

CÉU AZULIgreja São JoséRua Maria Gertrudes dos Santos, 23 – Céu Azul8h30 às 17hSegunda a Sexta
COPACABANAIgreja Batista de CopacabanaRua Lisboa, 523 – Copacabana8h às 17 hSegunda a Sexta
J. LEBLONEspaço Social da Igreja Veredas da JustiçaRua Humberto de Campos, 298 – Jd. Leblon8h às 17Segunda a Sexta
LAGOAIgreja Católica Menino JesusRua José Sabino Maciel, 158h às 17Segunda a Sexta
PIRATININGAEscola Municipal Zilda ArnsRua Erva Mate, 26 – Piratininga8h às 16h45Segunda a Sexta
RIO BRANCOIgreja BatistaRua Crizanto Muniz, 205 A – Candelária8h30 às 17Segunda a Sexta
VENDA NOVACARE VNRua Padre Pedro Pinto, 1055 – Venda Nova7h30 às 16h – 23 a 27/03Segunda a Sexta

“Com o aumento da procura da vacina, em algumas unidades de saúde e postos extras, podem ocorrer faltas pontuais. Quando isso ocorre, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha para fazer o reabastecimento da vacina o mais rápido possível”, afirmou a SMSA.

Neste sábado (28), os Centros de Saúde não abrirão para vacinação. Em nota, a SMSA esclarece os motivos.

“A iniciativa de somente Belo Horizonte abrir os centros de saúde para vacinação neste sábado poderia causar muita aglomeração, aumentando assim o risco de transmissão do novo Coronavírus. A procura de moradores de cidades vizinhas na capital, no sábado, também poderia gerar dados incorretos de cobertura vacinal em relação à população de Belo Horizonte”.

Em alguns Centros de Saúde, como o do Bairro Mantiqueira, medidas para afastar os idosos do local – que ainda recebe pacientes com diversos sintomas – foram adotadas. A vacinação contra gripe no CS Mantiqueira está ocorrendo em uma creche da PBH, situada na Rua Izalina Faustina Silveira, 115.

Creche em que está ocorrendo provisoriamente a vacinação contra gripe - Foto: Will Araújo
Creche em que está ocorrendo provisoriamente a vacinação contra gripe – Foto: Will Araújo

A vacina contra influenza não é eficaz contra o novo coronavírus (Covid-19). Abaixo, segue o cronograma da campanha de vacinação contra a gripe e o público-alvo:

Fases da campanha de vacinação contra gripe em BH 2020 - Imagem: Jornal Norte Livre
Fases da campanha de vacinação contra gripe em BH 2020 – Imagem: Jornal Norte Livre

Leia mais


Curta e compartilhe nas redes sociais
0Shares
Jornalista graduado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte — UniBH (2017), jornalista editor no Jornal Norte Livre com passagem pelo Jornal Daqui BH, ambos parceiros hiperlocais do Portal Uai/Diários Associados. Professor e sócio na empresa "Quando - Fábrica de narrativas", conteudista, SEO (Search Engine Optimization), videomaker, fotógrafo e entusiasta como ilustrador, desenvolvedor web e animador 2D. "Os livros são o templo do jornalista, mas é nas ruas que ele congrega". Will Araújo

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar-me