
Após prestar depoimento no dia 10 de junho à Comissão de Processamento da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), o vereador Cláudio Duarte (PSL) recebeu a equipe do Jornal Norte Livre na sede da “União dos Moradores pelo Desenvolvimento Social do Bairro Céu Azul” (UMCA), em Venda Nova, e cedeu entrevista exclusiva, na qual falou sobre as denúncias que resultaram em sua prisão temporária e do jogo político que o aflige. Além disso, disse ter documentos que esclarecerão a verdade e que serão usados.
Segundo Duarte (PSL), pessoas de dentro e fora da Câmara estão envolvidas para retirá-lo do caminho eleitoral. O motivo, de acordo com o vereador, é a forte ascensão política obtida nos primeiros anos do mandato, o que enfraqueceu os demais concorrentes ao pleito.
Na entrevista, Duarte (PSL) alega que não fazia o recolhimento de parcela do salário de seus funcionários, o que configura o crime de peculato (mais conhecido como “rachadinha”). O vereador diz, ainda, que o próprio denunciante da prática no gabinete é que a conduzia em segredo, e quando ficou sabendo, o exonerou.
Conforme o político, os áudios apresentados pelo ex-assessor Marcelo Cacciano foram editados para serem usados na denuncia.
Duarte (PSL) disse estar tranquilo pois as acusações estão “caindo por terra uma a uma”. Segundo vereador, “estamos caminhando para o final dessa etapa e provaremos nossa inocência nesse processo ético da câmara municipal e também o faremos no Judiciário, no momento oportuno”.
Questionado sobre a relação com o ex-assessor Marcelo Cacciano, Cláudio Duarte (PSL) respondeu:
“Após sua posse, o mesmo começou a se mostrar uma pessoa muito decidida a chegar aos seus objetivos, mesmo que para isso tivesse que passar por cima de quem estava a sua frente.“
Com respeito aos impactos causados em Venda Nova pelas denúncias, o vereador informou que tem “o apoio intenso das pessoas”, principalmente daquelas que lhe “conhecem mais intensamente e entendem que a situação é simplesmente um jogo político sujo”. Segundo ele, as acusações tem o objetivo de retirá-lo do cenário político. “Estão tentando privar a região de ter a seu serviço um gabinete parlamentar totalmente entregue à defesa dos interesses da região”, disse.
Veja abaixo a entrevista exclusiva feita com o vereador Cláudio Duarte (PSL) sobre o assunto.