Noite de Cinema Drive-in em Ribeirão das Neves - Foto: Oderval Júnior
Publicidade

No sábado (10), das 19h às 21h, moradores de Venda Nova BH e nevenses provaram, unidos, que o cinema em formato drive-in pode ser feito longe da Região Centro-Sul da capital e gratuitamente. Por meio do projeto Noite de Cinema, existente há oito anos com a iniciativa popular do produtor e gestor cultural Oderval Júnior, 11 voluntários realizaram uma sessão para cerca de 80 pessoas no Bairro Atalaia (novo Jardim Primavera), no Distrito de Justinópolis, em Ribeirão das Neves.

A sessão aconteceu no Campo de Futebol Estrela, situado na Rua Seis, 32, e os espectadores estavam distribuídos entre os carros, as cadeiras separadas e as varandas das casas vizinhas. Eles puderam assistir ao curta-metragem infantil Disque Quilombola” e ao longa “O Trapalhão e a Luz Azul”, ambos de censura livre. Além disso, todos que assistiam receberam pipocas e refrescos gratuitos, enquanto as crianças ainda ganharam brindes pelo Dia das Crianças (12 de outubro).

Agora, o projeto “Noite de Cinema” tenta organizar uma nova sessão no Mirante de Venda Nova, situado na Avenida Oceano Atlântico, 696, Bairro Jardim dos Comerciários, em Venda Nova. Conforme Oderval e estudo prévio feito pela equipe da iniciativa, o lugar pode comportar até 70 veículos.

CONTINUA APÓS ESTA PUBLICIDADE

Segundo o produtor e gestor cultural, nada disso seria possível sem as boas intenções dos parceiros voluntários. Apesar de o evento ser uma proposta gratuita para a comunidade, necessitaria entre R$ 3 mil e R$ 4 mil para acontecer. “Precisaríamos alugar um telão, material de som, contratar pessoas e comprar insumos”, disse Oderval.

Para entrar e assistir à sessão, as pessoas passavam por um rito de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) em que eram medidas as temperaturas, eram obrigadas a usar máscaras e podiam limpar as mãos com álcool em gel. Durante o evento, manobristas ajudavam os veículos a estacionarem. O local comportava até 25 carros e teve metade da ocupação.

“O Noite de Cinema surgiu em 2012 com o intuito de proporcionar um evento cultural no nosso Bairro Maria Helena. Primeiro com o intuito de promover o acesso ao audiovisual, democratizar esse acesso, e também proporcionar outras ações culturais”, diz Oderval. Ouça o depoimento abaixo.

Oderval Júnior – Acervo pessoal

Serviço

O evento é uma iniciativa do projeto “Noite de Cinema” e parceiros:

Você é de Venda Nova?

Siga nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece perto de você. Jornal Norte Livre, o Jornal de Venda Nova.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui