

Por Gabriel Ronan e William Araújo
Aguardada há anos por moradores de Venda Nova, as obras do córrego do Nado, por onde passam as sub-bacias Lareira e Marimbondo estão, finalmente, perto de sair do papel. Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi), anunciou, no Diário Oficial do Município, a abertura de licitação para contratação da empresa responsável pelas intervenções.
[custom-related-posts title=”Saiba mais” order_by=”date” order=”DESC”]
De acordo com o documento, a licitação Smobi 12/2018 prevê tratamento de fundo de vale e controle de cheias dos dois córregos. Com isso, os recorrentes problemas na Avenida Vilarinho com relação às chuvas podem ser minimizados, já que tanto o Lareira quanto o Marimbondo desaguam no Córrego do Nado que, por sua vez, desemboca no Córrego Vilarinho.
O valor máximo para a execução das intervenções é de R$ 44 milhões, enquanto o prazo para conclusão é de 540 dias a partir do começo dos trabalhos.
Para participar, as empresas concorrentes devem atender às especificações previstas em edital e entregar a documentação até às 9h do próximo dia 16 (quinta-feira), mesma data do julgamento.
O edital se encontra à disposição dos interessados na Seção de Suporte Administrativo da Diretoria Jurídica da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), localizada na Avenida do Contorno, 5.454 – Térreo – no Bairro Funcionários.
A concorrência pública vai funcionar por meio de Regime Diferenciado de Contratação (RDC). Nesta modalidade, as empresas concorrentes não têm acesso ao orçamento da obra e a vencedora é definida de acordo com o menor valor oferecido.
Cronologia
Com cerca de dois quilômetros de extensão, o Córrego Marimbondo, no Bairro Santa Mônica, teve sua obra de saneamento autorizada em 2011. Entretanto, de lá pra cá, diversos entraves impediram o começo dos trabalhos.