Crédito: Divulgação

Nesta terça-feira (19), às 12h, o setor de projetos do Coletivo Brain Sai, presente no Bairro Copacabana, em Venda Nova, lançou a mini websérie documental de três episódios “Cantos e Contos”. O conteúdo pode ser encontrado no canal do grupo na plataforma Youtube (clique aqui).

O primeiro episódio, “Êxodo”, conta a história de pessoas que saíram de outros estados para se estabelecerem em Venda Nova. Conforme o diretor da mini websérie, Ruan Camilo, a ideia surgiu a partir da trajetória de vida do pai de um dos componentes do Coletivo Brain Sai.

Para expandir o universo da narrativa, o grupo decidiu falar sobre religiosidade, música e outras histórias de migrações rurais pertencentes a Venda Nova. No segundo episódio, chamado “Matrizes”, que será lançado em 3 de fevereiro, duas mulheres contam sobre as referências de matriz africana candomblé e umbanda.

No terceiro capítulo, MC Lucas LV foi o protagonistas, dando enfoque para o debate cultural no cenário musical de Venda Nova. Esse episódio será lançado em 18 de fevereiro e se chama “Referências”.

Participaram da produção Maria Emanuelle, que ficou responsável pela fotografia, Ricardo Soares, diretor de áudio, Ruan Camilo, diretor, e o idealizador Lucas Neves.

Além de dirigir a mini websérie documental, Ruan é co-gestor de projetos e produtor multimídia no Coletivo Brain Sai. O diretor cita que foram entrevistadas pessoas dos bairros Jardim Leblon, Piratininga, Céu Azul, Copacabana e do Aglomerado Leblon. cada episódio possui aproximadamente 10 minutos.

Em 2019, houve o evento Negrart, o qual valorizava a cultura afrodescente e afro-brasileira presentes em Belo Horizonte. O Coletivo Brain Sai participou do festival e, como reflexo, estendeu a leitura de pertencimento da negritude para a mini websérie documental.

Ruan Camilo fala sobre os motivos do documentário “Cantos e Contos”

Ficha técnica

  • Mini websérie documental: “Cantos e Contos”
  • Episódios: 3 (Êxodo, Matrizes e Referências)
  • Duração de cada episódio: aproximadamente 10 minutos
  • Data de estreia: 19 de janeiro, às 12h.
  • Plataforma de veiculação: Youtube (clique aqui)
  • Direção: Rua CamiloProdução: Coletivo Brain Sai

Saiba mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui