De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 100 hectares pegaram fogo na ocorrência. Foto: Divulgação/CBMMG.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 100 hectares pegaram fogo na ocorrência. Foto: Divulgação/CBMMG.
Publicidade

O Corpo de Bombeiros combateu um incêndio no Parque Estadual Serra Verde, em Venda Nova, BH, nesta quinta (29). De acordo com a corporação, aproximadamente 100 hectares de mata pegaram fogo. Ninguém se feriu.

No total, cerca de 20 militares do Corpo de Bombeiros se deslocaram ao local. Aproximadamente 20 brigadistas e voluntários também participaram do combate. Segundo eles, 50 hectares, não 100, se queimaram – a metade do informado pelos bombeiros.

O chamado aconteceu por volta das 10h, e as atividades prosseguiram até o fim da tarde.

CONTINUA APÓS ESTA PUBLICIDADE

Em certo momento da ocorrência, as chamas chegaram nas proximidades de um dos estacionamentos da Cidade Administrativa. Mas, uma aeronave da corporação e uma viatura conseguiram impedir que o fogo danificasse os carros.

A principal dificuldade do incêndio era o relevo do Parque Estadual Serra Verde, que é bastante íngreme. Além disso, o mato seco e os ventos atrapalharam os militares.

Não há informações sobre a causa do fato. Mas, a grande maioria dos incêndios em vegetação estão ligados à ação humana. Ou seja, pessoas que colocam fogo voluntária ou involuntariamente.

A orientação é para não jogar as famosas guimbas de cigarro acesas na vegetação, principalmente no período sem chuvas.

Ventos, relevo e vegetação seca dificultaram o trabalho dos militares. Foto: divulgação/CBMMG.
Ventos, relevo e vegetação seca dificultaram o trabalho dos militares. Foto: divulgação/CBMMG.

Não descartar lixo em locais inapropriados e a soltura de balões (o que é ilegal) também complementam as dicas para evitar o risco.

Em caso de incêndio, a população deve acionar os bombeiros pelo 193. Para denunciar uma pessoa por causar um foco ativo, o telefone é o 190.

Quando ligar para o 193?

Os bombeiros atendem diferentes ocorrências, como incêndios, acidentes de trânsito, afogamentos, acidentes domésticos, quedas de avião e busca por pessoas. O mesmo vale para pessoas que são vítimas de quedas de locais altos.

Quando ligar para o Samu ou para os bombeiros?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) trabalha ao lado do Corpo de Bombeiros. O cidadão deve acioná-lo em conjunto dos militares em casos de acidente de trânsito, afogamentos e choques elétricos.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui