
No último final de semana, dias 25 e 26, foi dada a largada para a Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima, realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). O torneio abrange categorias do futebol amador belo-horizontino e visa fortalecer essas associações esportivas, “reafirmando o papel delas no processo de inclusão e ascensão social para os seus praticantes”, de acordo com plataforma online do evento.
Na primeira rodada, que foi inaugural para os módulos Feminino Sub-17, Juvenil e Infantil, ocorreram 15 jogos. Venda Nova esteve representada por duas associações esportivas: a Associação Atlética Bahia (Bairro Serra Verde) e Leblon Esporte Clube (Bairro Jardim Leblon).
A equipe A. A. Bahia participa nesta fase inicial nas modalidades Infantil e Juvenil. No sábado, às 8h30, jogou no Campo Riviera contra o infantil do Itamarense F. C. e perdeu pelo placar de 11 a 1. No mesmo dia, às 10h, no Campo Paraíso, enfrentou o juvenil do Planalto F. C. e teve outra derrota pelo placar de 2 a 0.
A equipe do Leblon E. C., neste início de Copa, está com um time na modalidade Juvenil, o qual enfrentou o time “Bom na Bola, Bom na Vida” e saiu vitorioso pelo chocolate de 6 a 1. Com o resultado, o Leblon E. C. assume a liderança da chave D. O jogo aconteceu no Campo Leblon, em Venda Nova.

Times amadores tradicionais em Venda Nova
Ambas associações esportivas que representam Venda Nova nestas primeiras modalidades da Copa Centenário são consideradas tradicionais. O clube Leblon registra jogos desde 1966 e já foi campeão da série C pela modalidade Adulto Masculino.
A equipe Bahia foi criada em 1981, mas só começou a registrar jogos em 1992. Na modalidade Adulto Masculino, alcançou o terceiro lugar em 1999, foi vice-campeã em 2000 e campeã em 2001. O time base feminino foi vice-campeão do Campeonato Mineiro Feminino de 2013.

Além deles, o Radiante Futebol Clube (Bairro Lagoa), considerado um dos maiores campeões da Copa, estará apto a disputar a série A do módulo Adulto Masculino, que iniciará em agosto.
Copa Centenário 2019
O torneio de futebol amador belo-horizontino nasceu em 1997 para celebrar os 100 anos da capital, o que deu nome à Copa. De acordo com Ricardo Monteiro, gerente de promoção e apoio ao futebol amador da SMEL, neste ano, pela 22ª edição, serão disputados oito módulos: “Infantil, Juvenil, Adulto Feminino, Master e Masculino Adulto “A”, “B” e “C”, além do Sub-17 Feminino”.
Os primeiros módulos a iniciarem os jogos foram o Infantil, Juvenil e Feminino Sub-17. Veja abaixo a tabela dos resultados e próximas partidas a serem disputadas:
Infantil
Juvenil
Feminino Sub-17
Para mais informações, acesse https://prefeitura.pbh.gov.br/copa-centenario