Celular pode ser ferramenta para pagamento de tarifa de ônibus na Grande BH por meio do app Cittamobi. Foto: Gabriel Ronan/Jornal Norte Livre.

O celular faz cada vez mais parte do nosso cotidiano, não é verdade? O aparelho pode, em um futuro próximo, também servir como meio de pagamento das tarifas de ônibus na Grande BH.

A partir desta segunda (22) até 22 de março, os consórcios Transfácil (BHBus) e Ótimo (metropolitano) vão começar os testes com essa nova tecnologia. O objetivo é que o passageiro consiga pagar a tarifa ao aproximar seu celular do leitor.

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), o passageiro poderá comprar créditos de três maneiras: boleto bancário, crédito e débito. Após o pagamento digital, o saldo será depositado no aplicativo e já estará disponível para uso.

Nesse período de testes, apenas o smartphone do sistema operacional Android vai conseguir ter acesso ao app.

Inicialmente os testes vão atender apenas a linha 2152 (Salgado Filho/Cruzeiro) e as estações Rio de Janeiro e Carijós.

Os clientes interessados em participar da fase de treinamento pode entrar em contato com o Transfácil por meio do perfil oficial no Instagram (clique aqui para acessar).

Para os passageiros do sistema metropolitano, os testes serão realizados também no período entre os dias 22 de fevereiro e março. Nesse caso, as estações serão a Tupinambás e a Espírito Santo, ambas no Centro da cidade, na Avenida Paraná.

A iniciativa faz parte do MOVX, programa de inovação do transporte público da Grande BH. O projeto investiu em startups dispostas a criarem iniciativas para melhorar o sistema.

No caso do pagamento por celular, a startup responsável pelo projeto é a CittaMobi.

A tecnologia já opera em São Paulo, Guarulhos (SP), Diadema (SP), Ribeirão Preto (SP) e no Recife.

Atualmente, o pagamento das tarifas de ônibus na Grande BH e na capital acontece por meio do dinheiro vivo ou dos cartões Ótimo e BH Bus.

Saiba mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui