CBF Social - Seletiva de Clubes de Futebol Feminino - 19/09 - Foto: Thais Magalhães/CBF
CBF Social - Seletiva de Clubes de Futebol Feminino - 19/09 - Foto: Thais Magalhães/CBF
Advertisement

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estará em Venda Nova para promover o CBF Social de Futebol Feminino. O projeto foi criado em 2018 e já teve seis edições espalhadas pelo país. Agora, é a vez das jogadoras de Belo Horizonte serem contempladas com uma seletiva de clubes para atletas entre 14 e 19 anos de idade.

O evento é uma parceria com as Federações Estaduais para fortalecer o Futebol Feminino como ferramenta de transformação social. Portanto, a iniciativa está baseada em quatro pilares: Educação, Identificação do Talento, Iniciação ao Futebol e Rendimento; todos aplicados por meio das atividades de Seminário, Seletiva de Clubes, Festival de Futebol e Competição, respectivamente.

A participação é gratuita e contará com a presença da ex-jogadora da Seleção Brasileira de Futebol Feminino Mariléia dos Santos, mais conhecida como Michael Jackson, embaixadora oficial do projeto. Além disso, voluntários receberão capacitação na organização de eventos voltados para o desporto.


Você é de Venda Nova?

Morador(a) de Venda Nova, fique por dentro de notícias exclusivas e específicas da regional. Clique no botão ao lado/abaixo e siga o Jornal Norte Livre nas redes sociais.


Dia 5 (quinta-feira) – Educação

Mariléia dos Santos (Michael Jackson). Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Mariléia dos Santos (Michael Jackson). Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A partir das 9h, no Auditório Ouro Preto do Sesc Venda Nova, situado na Rua Maria Borboleta, sem número, Bairro Novo Letícia, a ex-jogadora Michael Jackson palestrará para estudantes das escolas de Venda Nova. 

A entrada é gratuita e não há restrição etária, mas menores de idade precisam estar acompanhados pelos pais ou responsáveis e devem portar documento de identidade.

O evento é organizado pela Rede Sesc Ação Comunitária e não necessita de inscrição prévia.

Das 9h às 13h, voluntários inscritos no CBF Social de Futebol Feminino em Belo Horizonte participarão do “Workshop de Organização de Eventos”, em que serão capacitados para trabalharem em padrões operacionais e de serviço, os quais garantem a entrega de compromissos. 

O aprendizado acontecerá no Auditório Phoenix da Universidade Fumec, situado na Rua Cobre, 200, Bairro Cruzeiro. Clique aqui para se inscrever. A participação é gratuita e restrita a maiores de 18 anos.

Entre 14h e 19h, ocorrerá o “Seminário CBF Social de Futebol Feminino”, em que a atleta Michael Jackson, embaixadora do projeto, dará palestras e participará de mesas de debate sobre o presença das mulheres no futebol brasileiro. Acadêmicos da área, profissionais que atuam em escolas, projetos sociais e clubes terão qualificação sobre assuntos como:

  • Participação e visibilidade das mulheres no futebol
  • Formação profissional de jogadoras
  • Gestão do futebol feminino
  • Os direitos da mulher-atleta
  • Ensino de futebol para mulheres
  • Doping
  • Lesões musculoesqueléticas prevalentes em mulheres atletas.

Para se inscrever no Seminário, clique aqui. A entrada é gratuita.

Dia 6 (sexta-feira) – Identificação do talento

Na data, as jovens atletas inscritas para seletiva dos clubes mineiros passarão por uma sessão de avaliação completa feita pela CBF. Elas serão divididas em duas categorias (de 14 a 16 anos e de 17 a 19 anos – nascidas entre 2000 e 2005) e terão de mostrar talento para os observadores técnicos (olheiros) dos times brasileiros.

A seletiva ocorrerá no Estádio das Alterosas, situado no Sesc Venda Nova, e terá duas fases. Clique aqui para se inscrever.

1ª Fase da seletiva:

  • Credenciamento: a partir das 10h30, no local do evento
  • Pontapé inicial: atividades de treinamento a partir das 12h
  • Descrição: serão escolhidas 22 atletas para a categoria de 14 a 16 anos e 22 atletas para a categoria de 17 a 19 anos. Elas passarão para a segunda fase da seletiva.

2ª Fase da seletiva:

  • Entre 19h e 21h, acontecerão duas partidas divididas pelas mesmas categorias da fase anterior. Os dois jogos terão dois tempos de 20 minutos, e as 22 atletas de cada faixa etária se confrontarão em campo. Ao final, serão divulgadas as jogadoras vencedoras da seletiva e os respectivos clubes que as escolheram.

Dia 7 (sábado) – Iniciação ao futebol

A partir das 8h, será a vez das meninas de 8 a 13 anos (nascidas entre 2006 e 2011) participarem do grande “Festival do Futebol”. Serão jogos, brincadeiras, brindes e atividades voltadas para despertar nos pais e filhas o interesse pelo desporto.

O credenciamento acontecerá a partir das 8h e as atividades começarão às 9h. Não é necessária inscrição prévia, menores de idade precisam estar acompanhados pelos pais ou responsáveis e devem portar documento de identidade. A ex-jogadora Michael Jackson participará do evento, que ocorrerá também no Sesc Venda Nova.

Dia 7 (sábado) – Competição

Para coroar com chave de ouro a passagem da CBF por Venda Nova, Belo Horizonte, no dia 7, às 17h, acontecerá a final do Campeonato Mineiro Feminino. Cruzeiro e América disputarão, em partida única, o título de grandes campeãs mineiras de 2019.

O Cruzeiro segue invicto no Campeonato e caso ocorra o empate entre os clubes, a partida será decidida nos pênaltis. O jogo será transmitido pelo mycujoo.tv via link abaixo:

A entrada para o jogo será feita mediante um quilo (1kg) de alimentos não perecíveis, exceto sal. As arrecadações serão doadas para o programa “Mesa Brasil”, do Sesc.


Leia também


Curta e compartilhe nas redes sociais
368Shares
Jornalista graduado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte — UniBH (2017), jornalista editor no Jornal Norte Livre com passagem pelo Jornal Daqui BH, ambos parceiros hiperlocais do Portal Uai/Diários Associados. Professor e sócio na empresa "Quando - Fábrica de narrativas", conteudista, SEO (Search Engine Optimization), videomaker, fotógrafo e entusiasta como ilustrador, desenvolvedor web e animador 2D. "Os livros são o templo do jornalista, mas é nas ruas que ele congrega". Will Araújo