Ônibus BRT - Adão de Souza - Divulgação PBH Flickr
Publicidade

Por Gabriel Ronan

Itinerários e horários alterados, assim como o funcionamento das estações. O carnaval de BH 2019 deve receber cerca de 5 milhões de pessoas, o que força a Empresa de Transporte e Trânsito da cidade (BHTrans) a fazer mudanças no sistema Move. O mesmo vale para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que também altera o funcionamento do metrô da capital. O regime diferenciado começa neste sábado (2) e vai até terça-feira (5).

Arte/BHTrans

Atualmente, a Estação Venda Nova é atendida por cinco linhas do Move. O 61 (Estação Venda Nova/Centro – Direta) não vai circular entre 0h e 14h de sábado (confira a imagem acima). No restante deste dia até terça, o atendimento é normal, porém com horário diferenciado. O itinerário permanece o mesmo.

CONTINUA APÓS ESTA PUBLICIDADE
Arte/BHTrans

Mudanças também na linha 62 (Estação Venda Nova/Savassi – via Hospitais). O coletivo vai circular com horários diferenciados e terá pontos na região do Bairro Floresta e na Área Hospitalar (confira o itinerário acima). Haverá também outra linha do 62, que vai atender o Parque das Mangabeiras durante o carnaval (vide quadro acima).

Arte/BHTrans

Já o 63 (Estação Venda Nova/Lagoinha) terá dois itinerários diferentes no sábado. Até 14h, passará pelas estações Vilarinho e Pampulha. Depois deste horário até terça-feira, vai atender apenas a Pampulha, além de ir até o Centro da cidade (veja foto acima).

Arte/BHTrans

Quanto ao 64 (Estação Venda Nova/Assembleia via Carlos Luz), a circulação será com quadro de horários e itinerário alterados. Confira as mudanças na imagem acima.

Estação Vilarinho

Arte/BHTrans

A Estação Vilarinho também sofrerá alterações no carnaval. A linha 65 (Estação Vilarinho/Centro – direta) não vai circular até 14h de sábado. A partir daí, terá quadro de horários diferenciado em razão da festa de rua. O percurso será o mesmo.

Arte/BHTrans

O 66 (Estação Vilarinho/Centro/Hospitais via Cristiano Machado) vai circular com quadro de horários e itinerário alterados (veja imagem acima). O mesmo vale para a linha 67 (Estação Vilarinho/Santo Agostinho via Carlos Luz).

Arte/BHTrans

As linhas 68 (Estação Vilarinho/Lagoinha) e 6350 (Estação Vilarinho/Estação Barreiro via Anel Rodoviário) não sofrerão mudanças no caminho, mas terão quadro de horários diferenciado.

Estações do Move

Foto: Vander Brás/PBH

No sábado, as estações da Avenida Santos Dumont (São Paulo e Rio de Janeiro), no Centro da cidade, ficam fechadas entre 4h e meio-dia. Com isso, os passageiros devem se deslocar à Avenida Paraná, onde as paradas Tamoios e Carijós ficarão abertas 24 horas. As estações de transferência instaladas nas avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Pedro I e Vilarinho ficam abertas a partir das 4h.

O atendimento será 24 horas nas estações de transferência no domingo. No Hipercentro, as estações Tamoios, na Avenida Paraná, e São Paulo, na Santos Dumont, ficam completamente fechadas durante o dia. Por causa disso, o passageiro próximo as duas avenidas deve se dirigir às estações Rio de Janeiro e Carijós, respectivamente.

Um dia depois, na segunda, o atendimento será restrições. Ou seja, todas as estações do Move funcionam 24 horas. Na terça-feira, o expediente será exatamente o mesmo do domingo.

Metrô

Foto: reprodução/CBTU

Segundo a CBTU, a expectativa é que o metrô atenda ceca de 4,6 milhões de pessoas durante o carnaval. Com isso, a empresa estatal vai ampliar o funcionamento do serviço entre sexta e terça-feira.

No primeiro dia de folia, as estações Central e Primeiro de Maio seguirão abertas até as 2h. Entre sábado e terça, o horário ampliado seguirá em curso apenas na Estação Central.

De acordo com a CBTU, depois das 23h, durante todos os dias, as demais estações vão operar somente para desembarque. No sábado, as estações Vilarinho, São Gabriel e Central também vão abrir mais cedo, às 5h.

Ainda segundo a companhia, os passageiros não poderão recarregar os cartões eletrônicos na Estação Central no decorrer no período de carnaval. A medida visa garantir mais comodidade aos usuários e evitar filas na parada.

Além disso, devido aos eventos na Praça da Estação, o acesso à estação Central será feito apenas pela Rua Aarão Reis, no Baixo Centro. Também não será permitida a entrada de grandes volumes, como coolers e caixas de isopor. Garrafas de vidro também estão proibidas.

Rotativo

Foto: Divino Advíncula/PBH

Entre sábado e terça-feira, as áreas de Estacionamento Rotativo serão liberadas sem a necessidade de utilização de crédito eletrônico ou folha de talão, para quem ainda utiliza o sistema impresso. O benefício foi garantido graças a uma portaria publicada pela BHTrans, nessa segunda, no Diário Oficial do Município.

Atualmente, o sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte conta com 23.574 vagas físicas que, quando respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 106.607 oportunidades de estacionamento em 880 quarteirões da capital.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui