Estátua homenageia Carlos Drummond de Andrade na Praia de Copabana, no Rio de Janeiro. Foto: Okitron/Wikimedia Commons.

A Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, localizada no Bairro Letícia, em Venda Nova, comemora nesta sexta-feira (30) o aniversário de 118 anos do poeta. O cronograma da instituição prevê a realização de um sarau com participações especiais a partir das 19h, com transmissão por meio do Facebook da escola.


Você é de Venda Nova?

Siga nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece perto de você. Jornal Norte Livre, o Jornal de Venda Nova.


O sarau terá participações especiais do grupo Arautos da Poesia, coletivo de crianças e adolescentes que recitam poesias pelas ruas de Sabará, na Grande BH.

Outra atração é o grupo Sarau do Trio, formado por três crianças moradoras de Venda Nova, compõe a programação. Haverá, ainda, a participação da escritora Lavínia Rocha e de Lussandra Drummond, prima do lendário poeta nascido em Itabira, Região Central de Minas Gerais.

Foto: divulgação/E.M. Carlos Drummond de Andrade.

O evento acontece na escola desde 2012. Porém, neste ano, a programação será virtual por causa da pandemia da COVID-19. “Já fizemos em diferentes formatos: apresentação com alunos, exposição no Centro Cultural Venda Nova etc. Neste ano, nossa proposta é manter a atividade mesmo com a pandemia, a partir do lema ‘a distância nos separa, a poesia nos aproxima'”, afirma Terezinha Rocha, professora de história da E.M. Carlos Drummond de Andrade.

Assim, Terezinha ressalta que a escola terá como compromisso a valorização das poesias com teor mais humorístico de Carlos Drummond de Andrade. “O Drummond carrega melancolia e crítica em seus poemas, mas também muito humor e cotidiano. São essas escritas mais leves que vamos levar para os alunos, porque enfrentar esse momento que vivemos não é fácil”, diz a professora.

Localizada no Bairro Letícia, a E.M. Carlos Drummond de Andrade é uma das mais marcantes de Venda Nova, em BH. A instituição chegou a vencer uma competição de curtas-metragens em 2018.

Apoio

A realização da programação tem apoio do Instituto Moreira Salles (IMS), que realiza a divulgação do evento em seu site. O IMS promove anualmente o chamado “Dia D – Dia Drummond”, dedicado ao aniversário do genial escritor mineiro.

Para celebrar a data de nascimento do poeta, o IMS disponibilizará, a partir das 18h do dia 30, um curso de três aulas especialmente preparado por José Miguel Wisnik. Além disso, a capacitação terá tradução simultânea em libras e legendas automáticas em português.

Além disso, dois filmes de Eucanaã Ferraz compõem a programação.

Serviço

Dia D – Aniversário de Carlos Drummond de Andrade

Data: 30 de outubro (sexta-feira)

Horário: das 19h às 20h

Local: transmissão ao vivo por meio do Facebook da escola

Preço: evento gratuito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui