
No consolidado semestral de multas por avanço de sinal semafórico divulgado pela Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Venda Nova apareceu três vezes no ranking das 20 vias com maior número de ocorrências — duas vezes no topo. Nestes seis primeiros meses do ano, ocorreram em todo município 51.122 infrações deste tipo. O cálculo é simples: em média, por hora, 12 veículos cometeram essa penalidade gravíssima, que adiciona sete pontos à carteira de habilitação e resulta em taxa de R$ 293,47.
Em Venda Nova, a Avenida Vilarinho foi a grande vilã. A via aparece na capital como a primeira e a segunda colocada com maior número de penalidades deste tipo; na altura do número 1.399 (em frente ao Shopping Norte) e na esquina com a Rua Maçon Ribeiro (próximo ao Habibs).
Além disso, a Avenida Vilarinho volta a aparecer no fim do elenco. Agora, a 60 metros do viaduto da Avenida Dom Pedro I, também próximo ao Habibs. De acordo com a assessoria de imprensa da BHTrans, as três primeiras vias do ranking de multas por avanço de sinal vermelho somam, aproximadamente, 400 ocorrências cada. Veja abaixo a lista das vias:
- Av. Vilarinho, nº 1.399
- Av. Vilarinho esquina com rua Maçon Ribeiro
- Av. Presidente Antônio Carlos, esquina com Av. Marechal Experidião Rosa
- Av. do Contorno esquina com Viaduto Jornalista Oswaldo Faria
- Av. dos Andradas esquina com Av. do Contorno
- Rua dos Guaicurus esquina com Rua Espirito Santo
- Av. Presidente Antônio Carlos esquina com Rua Rio Novo
- Av. Francisco Sá esquina com Av. Amazonas
- Av. Presidente Antônio Carlos esquina com Av. Coronel José Dias Bicalho
- Av. Cristiano Machado, nº 11660
- Av. Cristiano Machado esquina com Rua Felipe Melo
- Av. do Contorno esquina com Rua Paracatú
- Av. do Contorno esquina com Viaduto Jornalista Oswaldo Faria
- Av. dos Andradas esquina com Av. Silviano Brandão
- Av. do Contorno, n.o 8995 (Esquina com Amazonas sentido Savassi)
- Av. Dom Pedro II, nº 3.527
- Av. Presidente Antônio Carlos esquina com Av. Coronel José Dias Bicalho
- Av. Francisco Sales esquina com Av. Professor Alfredo Balena
- Rua Jacuí, entre Rua Wilson Modesto Ribeiro e Avenida Cristiano Machado
- Av. Vilarinho, a 60 Metros do Viaduto da Av. Dom Pedro I

Coibir para não lamentar
Segundo a BHTrans, o número de acidentes nestes locais caiu, justamente, pela colocação destes equipamentos de detecção de avanço de semáforo. Conforme assessoria, “é a medida que mais dá resultado”.
Em julho deste ano, a BHTrans instalou dois novos radares para detecção de avanço de sinal vermelho na Avenida Vilarinho, um na esquina com a Avenida Baleares e outro em frente ao Posto Delma, perto da entrada para a Avenida Elias Antônio Issa. Vale ressaltar que os equipamentos foram instalados após a virada do semestre, por isso ainda não tiveram estatísticas apresentadas.
Entre janeiro e abril de 2019, a Avenida Vilarinho também somou o maior número de acidentes com vítimas, sem vítimas e registro de medidas administrativas entre as vias de Venda Nova — foram 129 ocorrências. A Rua Padre Pedro Pinto foi a segundo em quantidade.
Atualmente, existem na Avenida Vilarinho 13 semáforos com radares de avanço de sinal vermelho. Veja o mapa da BHTrans logo abaixo.