

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta para pancadas de chuvas acompanhadas de raios até as 8h desta sexta-feira (16) na capital mineira. Segundo o órgão, a precipitação deve ficar entre 20 e 40 milímetros, portanto a intensidade pode ser ainda maior que a computada nessa quarta (14).
Para efeito de comparação, no temporal dessa quarta, Venda Nova registrou 23% da chuva esperada para todo o mês de outubro. Conforme balanço da Defesa Civil, caíram 24 milímetros de pluviosidade na Regional na noite de quarta.
Caso a chuva esperada até a manhã de sexta realmente caia, o morador de Venda Nova precisa sempre redobrar a atenção com os pontos de alagamento na Regional. E não são poucos: Avenida Vilarinho, Rua Doutor Álvaro Camargos, Avenida Liége, as ruas Camões e Olavo Bilac e as imediações dos córregos Floresta, Lareira e Capão, além do Bairro Céu Azul.
Você é de Venda Nova?
Siga nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece perto de você. Jornal Norte Livre, o Jornal de Venda Nova.
Atenção especial também com as encostas e morros. Em caso de emergência, o morador deve acionar a Defesa Civil pelo 199. Outro alerta vai para as árvores, que sempre correm risco de cair.
Córrego Capão
Em Venda Nova, moradores registraram o Córrego Capão prestes a inundar na noite de quarta. O manancial é um dos que contribui com o Córrego Vilarinho e passa pelos bairros Céu Azul, Lagoa, Piratininga e Flamengo.
Ainda no vetor norte da cidade, moradores do Bairro Planalto registraram granizo em suas casas. Vídeos circularam nas redes sociais mostraram a situação.
A chuva que caiu na quarta era esperada pela população depois de recordes consecutivos de altas temperaturas em BH. Exatamente sete dias antes, o Inmet computou a maior temperatura da história da capital mineira: 38,4°C.
A onda de calor atingiu a cidade durante toda a semana passada, com altas no termômetro de até 5°C a mais que a média histórica.