O fim de ano chega em Belo Horizonte com um festival de música recheado de artistas renomados. Na próxima terça e quarta (22 e 23), a partir das 20h, no Sesc Venda Nova (Rua Maria Borboleta, s/n – Bairro Novo Letícia), acontecerá a 12ª edição do Encontro Minas na MPB. Em 2020, as principais atrações serão os consagrados mineiros Celso Adolfo e Tino Gomes.

Em mais de quatro décadas de carreira, o multiartista Tino Gomes sobe ao palco do Salão Ouro Preto do Sesc no primeiro dia do evento. Ao lado dele, Elisa de Sena, Jeff Meinberg, Rayane Boldrini e Rodrigo Delage também encantam o público na data inaugural.

No segundo dia, além de relembrar a carreira de mais de 30 anos de Celso Adolfo, os presentes ao evento poderão acompanhar as músicas de Augusto Rennó, Felipe Bedetti, Lorenza Junqueira e Luciana Vieira.

Sob a direção musical do contrabaixista Waldir Cunha, uma banda vai acompanhar todos os artistas que se apresentarem. Compõem o grupo, além dele, Fernando Rodrigues (guitarra), Emerson Oliveira (teclados), Evaldo Milagres (bateria) e Marcinho Batista (percussão).

O evento ainda terá a participação de dois intérpretes: o deputado estadual Wendel Mesquita (Solidariedade) no dia 22 e Daniel Ribeiro no dia 23.

A entrada no Sesc Venda Nova será por meio de doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, menos sal. Quem for de carro precisa entrar pela portaria 2 da estrutura, localizada na Rua José Félix Martins, 1.246, no Bairro Mantiqueira.

Os fãs da MPB presentes deverão ficar atentos às normas de segurança sanitárias contra a COVID-19. Será obrigatório o uso de máscara em todos os ambientes, além do distanciamento social. Haverá disponibilização de álcool em gel.

O evento tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura, a partir de recurso captado junto à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Por meio do mecanismo do governo federal, a programação conta com o apoio do Jornal Norte Livre, da Rádio Alternativa FM, do Conselho Comunitário de Segurança de Venda Nova (Consep 14), da Rede Sesc e de outras empresas e entidades.

Histórico do festival

Foto: Will Araújo/Jornal Norte Livre – Encontro Minas na MPB 2019

Esta será a terceira vez que o idealizador e compositor do evento, Zé Teixeira, traz para Venda Nova a reunião de músicos da MPB – das anteriores, a oitava e a 11ª edições aconteceram na regional.

A programação já passou por outros espaços consagrados de Belo Horizonte, como a Praça da Liberdade, o Palácio das Artes e o Minascentro.

A primeira edição do Encontro Minas na MPB ocorreu em 2005, quando Zé Teixeira teve a ideia de valorizar criteriosamente os compositores mineiros, o que, segundo o empreendedor, não acontece em muitos festivais, porque os júris não são escolhidos pela competência técnica.

O compositor e idealizador do Encontro Minas na MPB, Zé Teixeira. Foto: Will Araújo/Jornal Norte Livre.

“Eu participei de muitos festivais e comecei a constatar que eles têm lá a sua importância, mas são meio maçantes, porque muitas vezes a avaliação acontece por meio de pessoas que não têm o gabarito para tal”, diz.

Em suas 12 edições, o Encontro Minas na MPB nunca repetiu a participação de sequer um artista. Com a programação deste ano, o evento vai contemplar a arte de 120 músicos.

Ainda segundo o idealizador do evento, muitas pessoas conhecem quem está cantando uma canção de sucesso, mas sequer sabem o compositor do trabalho. Algumas rádios, inclusive, deixam de citar o nome de quem compôs a música, o que na visão dele é uma “falha imperdoável”.

Serviço

  • Evento: 12ª edição do Encontro Minas na MPB
  • Local: Sesc Venda Nova (auditório Ouro Preto)
  • Endereço: Rua Maria Borboleta, s/n – Bairro Novo Letícia. Entrada de veículos pelo Bairro Mantiqueira, Rua José Felix Martins, 1.246 (portaria 2)
  • Idealizador: Zé Teixeira
  • Data: 22 e 23 de dezembro (terça e quarta), a partir das 20h
  • Redes sociais: @encontrominasnampb
  • Compositores: Tino Gomes, Elisa de Sena, Jeff Meinberg, Rayane Boldrini e Rodrigo Delage no dia 22; Celso Adolfo, Augusto Rennó, Felipe Bedetti, Lorenza Junqueira e Luciana Vieira no dia 23
  • Participações especiais: Wendel Mesquita no dia 22 e Daniel Ribeiro no dia 23
  • Incentivo: Lei de Incentivo à Cultura do governo federal
  • Ingresso: dois quilos de alimento não perecível, com exceção de sal

Mais informações pelos telefones (31) 99724-7501 (Vitor França) e (31) 99889-2706 (Néia França) ou pelo e-mail encontrominasnampb@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui