Centro de castração de animais (pets) | Crédito: Breno Pataro/PBH
Crédito: Breno Pataro/PBH
Publicidade

Desde fevereiro de 2021, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou a mudança de endereço de alguns centros de saúde em Venda Nova e a reforma de outros. O planejamento faz parte da atuação da concessionária “Saúde Primária BH S.A”, fruto do leilão da Parceria Público-Privada (PPP) que cede ao setor a responsabilidade pela construção e administração de 40 centros de saúde da capital ao longo de 20 anos.

Em Venda Nova, serão seis postos de saúde a terem novo endereço ou passarem por reforma. Um deles, o do Bairro Mantiqueira, abrigará na antiga sede uma unidade da Zoonoses e um centro de castração de animais (pets). O valor de R$ 180 milhões foi assegurado à concessionária pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

O que será feito com os antigos centros de saúde de Venda Nova?

Conforme Humberto Pereira de Abreu Júnior, coordenador de atendimento da Regional Venda Nova, pela PBH, os antigos prédios dos centros de saúde de Venda Nova já passaram por mudanças ou terão as seguintes intervenções:

CONTINUA APÓS ESTA PUBLICIDADE
  • Centro de Saúde Serra Verde – O prédio foi demolido e deu lugar ao novo edifício do posto de saúde, com espaços mais modernos e atendimento melhorado
  • Centro de Saúde Copacabana – Mudou para a Rua Inglaterra, 940, no Bairro Copacabana, e o prédio antigo, o qual era alugado, será devolvido ao proprietário
  • Centro de Saúde Santa Mônica – Mudará para a Rua dos Zapotecas, 98, no Bairro Santa Mônica, e o prédio antigo receberá um Centro de Convivência vinculado a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras)
  • Centro de Saúde Piratininga – Mudará para a Rua Irma, 68, no Bairro Piratininga, e o prédio antigo, o qual era alugado, será devolvido ao proprietário
  • Centro de Saúde Rio Branco – Mudará para a Rua Cristiano Muniz, 120, no Bairro Rio Branco, e o prédio antigo, conforme já noticiado pelo jornal Norte Livre, abrigará as bases regionais da Guarda Municipal e Samu
  • Centro de Saúde Mantiqueira – Mudou para a Rua Cesar Salles Barbosa, 600, no Bairro Mantiqueira, e o antigo prédio abrigará uma unidade de atendimento do Centro de Controle de Zoonoses, da PBH, além de um centro de esterilização de cães e gatos (pets ou de rua) em Venda Nova.
Centro de Castração da PBH | Crédito: Márcio Martins/Flickr PBH
Crédito: Márcio Martins/Flickr PBH

Centro de castração de pets no Mantiqueira

A Coordenadoria de Atendimento da Regional Venda Nova (Care-VN) salientou que a previsão de entrega para o centro de castração de cães e gatos (pets ou de rua), assim como para a implantação da unidade da Zoonoses, será o primeiro semestre de 2022, pois os locais carecem de mais detalhes para adequação aos novos serviços prestados pelos equipamentos públicos.

Segundo a PBH, em aspas de conteúdo já veiculado pelo jornal Norte Livre, os novos centros de saúde chegarão a, aproximadamente, um mil m², terão total acessibilidade e serão direcionados ao atendimento do maior número possível de cidadãos em situação de vulnerabilidade social. O impacto, conforme SMSA, poderá atingir 800 mil pessoas.

Como agendar uma castração em BH?

Os agendamentos das castrações podem ser feitos pela internet, pelo link https://sieaweb2.pbh.gov.br/loginPrincipal . Há também a possibilidade de agendamento por telefone. Devido à pandemia de Covid-19, o agendamento presencial não está sendo realizado.

Como ter certeza de que a castração está agendada?

O tutor, ao agendar a cirurgia do animal, receberá um e-mail informando o dia e local da marcação, além das orientações para o procedimento.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui