
Nesta terça-feira (30), será encerrada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
Iniciada em 23 de março, a iniciativa do Ministério da Saúde, organizada na capital pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), contou com três fases e teve adiamento do fim por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Nesta última fase da campanha, crianças de seis meses e menores que seis anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais tiveram prioridade de atendimento.
Entretanto, a Prefeitura de Belo Horizonte alerta para a baixa cobertura vacinal feita com o público-alvo dessa terceira fase da campanha, adultos entre 55 e 59 anos e professores de escolas públicas e privadas. A meta de vacinação era de 90%, mas, entre essas pessoas, se vacinaram apenas 34%.
Com respeito às demais fases, a vacinação superou as expectativas. Na capital, mais de 980 mil pessoas estão imunizadas contra a gripe (83% da cobertura), de acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte.
Além disso, a PBH salienta que todos os Centros de Saúde da cidade estão abastecidos com a vacina e quem ainda não se vacinou, mesmo pertencente aos outros grupos contemplados na primeira e segunda fase, deverá procurar uma das unidades. Veja aqui os endereços.
Você é de Venda Nova?
Siga nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece perto de você. Jornal Norte Livre, o Jornal de Venda Nova.
Outro alerta dado pela PBH é sobre os cuidados necessários antes de acessar um dos Centros de Saúde, como o uso de máscaras para proteção contra o Covid-19. Os funcionários dos postos, de acordo com a prefeitura, foram capacitados e estarão paramentados para atender a população nesse último dia de vacinação.
LEMBRE-SE: A vacina não tem eficácia contra o Coronavírus, mas protege contra três tipos de vírus da gripe.