Em Venda Nova, em BH, academias querem recuperar parte do prejuízo dos últimos meses. Foto: reprodução/Pixabay.
Publicidade

Mais de quatro messes depois, as academias de Belo Horizonte podem reabrir nesta segunda-feira (31), conforme anúncio da prefeitura na semana passada. Em Venda nova, os estabelecimentos do ramo correm contra o tempo para reduzir os prejuízos acumulados durante a pandemia da COVID-19.

Localizada na Rua Padre Pinto, a Academia Body Fit Venda Nova já começou a operar nesta segunda. De acordo com o proprietário Daniel Ballesteros, o estabelecimento está respeitando as normas exigidas pela prefeitura. “Estamos respeitando os dois metros de distanciamento (entre os alunos) e seguindo o agendamento, para ter um controle melhor de pessoas aqui dentro”, explica.

Ele também aponta alguns diferenciais adotados pela academia neste retorno. “Colocamos reconhecimento facial para evitar que as pessoas usem as catracas. Também colocamos tapetes sanitizantes e aferimos a temperatura de todos que entram no estabelecimento”, pontua Daniel. “Nossos professores também estão usando protetores faciais e mantendo o distanciamento”, completa.

CONTINUA APÓS ESTA PUBLICIDADE

Apesar dos investimentos no retorno, o empresário ressalta que perdeu mais de 80% dos clientes durante a pandemia. Ele prevê que a saúde financeira da empresa está comprometida ao menos até o fim deste ano.

Idosos farão falta

O anúncio sobre o retorno das academias foi feito pela prefeitura na última quinta-feira (27). Para Flávio Peres, dono da Academia Arraia, no Bairro Santa Mônica, a comunicação do Executivo municipal aconteceu muito em cima da hora.

Portanto, ele prevê o funcionamento da academia localizada na Rua Érico Veríssimo somente a partir do dia 8. “Vamos trabalhar com agendamento prévio, limpeza frequente das mãos com álcool em gel e distanciamento”, explica o empresário.


Você é de Venda Nova?

Siga nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece perto de você. Jornal Norte Livre, o Jornal de Venda Nova.


Um dos pontos fortes do negócio dele é a hidroginástica. Como a prefeitura exige uma pessoa a cada sete metros quadrados nos ambientes fechados, Flávio afirma que só podrá receber cinco alunos por agendamento. E prevê queda no faturamento por causa dos idosos.

“Eles são meus principais clientes. Por se tratar de uma classe de risco, a gente espera que vai demorar um pouco para que eles retornem. Talvez, só com a vacina. Vai ser complicado”, afirma.

Sem prognóstico

Se a maioria das academias já se preparam para voltar, os chamados studios, que dependem de aulas coletivas, permanecem fechados. Isso porque a prefeitura só permite atividades em grupo em áreas abertas.

É justamente o obstáculo para o funcionamento do Studio Novo Corpo, no Bairro Candelária. Segundo a proprietária Fernanda Teodoro, não há prazo para que o estabelecimento volte a funcionar. “Estamos no aguardo. Fazem dois anos que estou aqui em Venda Nova e oferecemos aulas de pilates, treinamentos funcionais e crossfit”, diz a empresária.

As regras

  1. Capacidade máxima de uma pessoa a cada 7 m² em ambientes fechados, incluindo os funcionários;
  2. Realizar controle de entrada e saída para assegurar a lotação máxima;
  3. Aferir as temperaturas dos frequentadores por termômetro digital antes do acesso ao local;
  4. Impedir a entrada de pessoas sem máscara ou a utilizando de forma inadequada;
  5. Barrar o acesso de pessoas que apresentarem temperatura corporal acima de 37,8ºC;
  6. Demarcar, no exterior do estabelecimento, os espaços em que os frequentadores devem aguardar para entrar, ou reservar um local separado das áreas de treino, respeitando, em ambos os casos, o distanciamento de 2 metros;
  7. Criar um sistema de acesso por fluxo contínuo, para que não ocorra contra fluxo entre os frequentadores;
  8. Higienizar com frequência as mãos com água e sabão ou álcool 70%;
  9. Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  10. Manter uma distância mínima de 2 metros de qualquer pessoa;
  11. Evitar abraços, beijos e apertos de mãos
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui