Localizado no Bairro São João Batista, em Venda Nova, 49º Batalhão da PM está recolhendo doações para os prejudicados pelas chuvas em Minas. nova sede do 49º Foto: reprodução/Google Street View.
Localizado no Bairro São João Batista, em Venda Nova, 49º Batalhão da PM está recolhendo doações para os prejudicados pelas chuvas em Minas. Foto: reprodução/Google Street View.
Publicidade

Nesta terça-feira (25), em reunião com o prefeito Alexandre Kalil (PSD), o coronel Webster Wadin Passos, comandante do policiamento da capital, anunciou que a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) recebeu como doação da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) um terreno de, aproximadamente, 3 mil m² para construção da nova sede do 49º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (49BPMMG).

O terreno está localizado no Bairro Mantiqueira e atenderá a um sonho que se alastrava há mais de 13 anos. Com a mudança, o 49º BPMMG, que é responsável pelo policiamento da Regional Venda Nova, contará com uma sede maior, melhor localizada e menos precária, conforme comandante.

O novo prédio da corporação ficará situado em frente ao novo condomínio da Construtora Direcional, às margens da Avenida Vilarinho, e ao lado no novo Posto de Saúde do Bairro Mantiqueira, localizado na Rua César Salles Barbosa, 600. Cerca de 300 policiais poderão ocupar o lugar diariamente, segundo o comandante.

CONTINUA APÓS ESTA PUBLICIDADE
Localização da nova sede do 49º BPMMG | Fonte: Google Street
Localização da nova sede do 49º BPMMG | Fonte: Google Street

Além da doação do terreno, a PBH ainda cedeu, em critério de parceria, nove ônibus para transporte dos militares da região.

Segundo o comandante, “nós já estamos em busca de recursos financeiros para fazer essa obra, a qual deve ficar orçada por volta de R$ 3,5 milhões. Nós acreditamos que já no próximo mês (junho) tenhamos iniciado a obra”.

O valor será obtido, segundo o comandante, pela tentativa de uma parceria com o setor privado.

Nova sede do 49º e maior redução da criminalidade

Durante coletiva, o comandante coronel Webster mencionou que até o momento já foram realizadas na capital mais de 131 mil operações policiais, sendo patrulhas, blitzes e outras diversas.

Também nesta terça (25), em reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública 14 (Consep 14), responsável por grande parte de Venda Nova, o major Jean Carlo Alcântara, comandante da 14ª Cia PMMG, anunciou os seguintes números registrados para a Regional neste ano até o mês de abril:

  • Redução de 41% dos homicídios consumados em comparação com o mesmo período do ano de 2020
  • Redução de 26% dos roubos em Venda Nova e Pampulha em comparação com o mesmo período do ano de 2020
  • Redução de 25% dos crimes violentos, por meio da prevenção, em comparação com o mesmo período do ano de 2020
  • 2.310 operações policiais de prevenção criminal efetuadas.

De acordo com a atual presidente do Consep 14, Cláudia Mara, “a nova sede trará melhores condições de trabalho para o comando e a tropa e atenderá uma antiga expectativa da população de Venda Nova, a qual encontrará um espaço para maior acolhida das demandas, com salas apropriadas para desempenho das atividades das equipes. Isso tudo resultará em maior segurança para a região”.

Publicidade
Jornalista graduado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte — UniBH (2017), editor no jornal Norte Livre, parceiro hiperlocal do Portal Uai/Diários Associados, editor digital no jornal Diário do Comércio, professor e sócio na empresa "Quando - Fábrica de narrativas", conteudista, SEO (Search Engine Optimization), videomaker, fotógrafo e entusiasta como ilustrador, desenvolvedor web e animador 2D."Os livros são o templo do jornalista, mas é nas ruas que ele congrega". Will Araújo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui