Rhayla Oliveira - Editorial Volta ao Mundo - Foto - @retratosdecriança (Januária Vargas) - realização @moniquesaliba
Rhayla Oliveira - Editorial Volta ao Mundo - Foto - @retratosdecriança (Januária Vargas) - realização @moniquesaliba
Advertisement

No dia oito de julho, Rhayla Oliveira, modelo pre-teen e moradora do Bairro Céu Azul, foi aclamada (coroada) com o título de Beleza Negra pelo concurso Miss e Mister Brasil Unificado 2018, promovido pela empresa coordenadora de misses Layne Models. A premiação dá à ganhadora a oportunidade de participar do concurso “Miss Universo Unificado Internacional 2018”, a ocorrer em novembro, na cidade de Arequipa, no Peru.


Leia também

O concurso tem várias versões, entre elas a Beauty, Trans, Gay, Country, Model e Turismo, que terão o desfile para escolha dos vencedores no final do ano. As coroações das misses e misters World, Planet, Universe (outras versões do concurso) já ocorreram durante o ano.

Rhayla tem 10 anos e se inspira na modelo Naomi Campbell para desfilar. A garota foi escolhida por ser experiente e ter vários títulos em Minas Gerais, como o Super Gata Minas Fashion 2016/2017, Beleza Negra Teen 2018, Miss Minas Gerais Teen 2018 e o último em que foi coroada.

Super Gata Minas Fashion 2016/2017 - Foto/Divulgação - Carol Castle
Super Gata Minas Fashion 2016/2017 – Foto/Divulgação – Carol Castle

Entretanto, para ir ao exterior como representante brasileira, precisa da ajuda de patrocinadores. Seus pais dividem o tempo entre a vida profissional da garota e outros empregos, que não acumulam fundos suficientes para levá-la até o Peru.

O concurso requer ao menos um acompanhante de grau parentesco direto com Rhayla, por isso, em média, uma viagem desse porte custaria em torno de dois a três mil dólares. Assim, os pais se colocam à disposição para assuntos com possíveis interessados em patrocinar a modelo.

Como funcionam os concursos de beleza

Habitualmente, os títulos de beleza são conferidos por empresas do nicho de moda, que registram seus modelos nos Sindicatos dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (Sateds) dos vários estados.

Quando existe um concurso entre os modelos que performam, o evento é patenteado e passa a fazer o registro dos vencedores. No caso do Miss e Mister Brasil Unificado, da Layne Models, foram configuradas várias versões e Rhayla foi aclamada na de Beleza Negra “Pre-teen”.

O mais conhecido concurso de beleza é o Miss Brasil, patenteado como Be Emotion, que acontece todos os anos na Rede Bandeirantes.

Curta e compartilhe nas redes sociais
139Shares
Jornalista graduado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH, Bolsista PCCT na Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig)/Minas Faz Ciência, ilustrador, cartunista, videomaker, desenvolvedor web, jornalista editor no Jornal Norte Livre - parceiro hiperlocal do Portal Uai - com passagem pelo Jornal Daqui BH, conteudista, SEO (Search Engine Optimization), fotógrafo, animador 2D.