Foto: Antônio Benvindo
Advertisement

Do dia 14 de abril a 22 de junho, Venda Nova será palco para o projeto itinerante “Noite de Cinema”, de sessões de cinema ao ar livre. O coletivo busca popularizar obras da dramaturgia brasileira e levar atrações culturais a comunidades do vetor norte consideradas carentes.

A iniciativa nasceu em 2012 e é impulsionada por Oderval Júnior, morador do Bairro Maria Helena, produtor cultural e coordenador do projeto, que preocupado com a dificuldade dos vizinhos terem acesso a programações culturais gratuitas descentralizadas, decidiu inseri-las nos locais públicos da região.


Você é de Venda Nova e ainda não segue nossas redes sociais?

Fique por dentro do que acontece em Venda Nova. Acesse nossa página no Facebook pelo botão ao lado/abaixo, curta e receba notícias exclusivas da Regional.


Em 2016 e neste ano, o projeto teve aporte da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC), a qual facilitou a execução com R$ 60 mil. Assim como há três anos, a iniciativa percorrerá seis bairros da Regional e estima-se que 200 pessoas assistam a cada sessão.

“O intuito do projeto Noite de Cinema é tornar a sétima arte acessível a pessoas de periferia, que muitas vezes não tem condições de estar numa sala de cinema. Além disso, oferecemos gratuitamente a pipoca, suco e o filme”, diz Oderval Júnior.

Locais e datas

Venda Nova possui quatro Territórios de Gestão Compartilhada (TGC), que são agrupamentos administrativos feitos pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) com base nas semelhanças demográficas das regiões. Uma delas, a TGC VN 2, que compreende bairros como o Mantiqueira, Maria Helena e Jardim dos Comerciários, é a quarta com maior índice de vulnerabilidade juvenil de Belo Horizonte.

O projeto passará por todas as TGCs, por isso, fique atento:

14/04/2019

Praça da Paz Celestial – Bairro Lagoa

A partir das 18h
Filmes: Somos quem somos/Nada
Apresentação cultural: Projeto RUA

29/04/2019

 Praça da Matriz 
Igreja Santo Antônio de Venda Nova

A partir de 18h  
Filmes: Chico/O Som que vem das ruas
Apresentação cultural: Batalha de MC’s

01/o5/2019

Coletivo Casa Dos Livros
Rua Mato Grosso – Bairro Maria Helena

A partir de 18h 
Filmes: Moleque/ Anderson/ Retirada
Apresentação cultural: Orquestra Criarte

16/05/2019

Praça do Tijolinho – Bairro Leblon

A partir de 18h 
Filmes: O Som que vem das ruas
Apresentação cultural: Batalha de MC’s

08/o6/2019

Mirante do Parque Estadual Serra Verde
Bairro Serra Verde 

A partir de 18h 
Filmes: Quinze/Baixo Centro
Apresentação cultural

22/06/2019

Praça João Vianna (Sinimbu)

A partir de 18h 
Filmes: Exibição de curtas do CineLeblon
Apresentação cultural: Russo

Curta e compartilhe nas redes sociais
2968Shares
Jornalista graduado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte — UniBH (2017), jornalista editor no Jornal Norte Livre com passagem pelo Jornal Daqui BH, ambos parceiros hiperlocais do Portal Uai/Diários Associados. Professor e sócio na empresa "Quando - Fábrica de narrativas", conteudista, SEO (Search Engine Optimization), videomaker, fotógrafo e entusiasta como ilustrador, desenvolvedor web e animador 2D. "Os livros são o templo do jornalista, mas é nas ruas que ele congrega". Will Araújo