Alunos do 3º Ano do Ensino Médio terão oportunidade de ouro para revisar conteúdos. Foto: divulgação/Faculdade Pitágoras.
Alunos do 3º Ano do Ensino Médio terão oportunidade de ouro para revisar conteúdos. Foto: divulgação/Faculdade Pitágoras.
Advertisement

Este sábado (27) será de aprendizado para alunos do 3º Ano do Ensino Médio em Venda Nova. A Faculdade Pitágoras (Rua Padre Pedro Pinto, 1315) promove, das 8h às 12h, um aulão gratuito com dicas para quem for fazer a prova do Enem – marcada para os dias 4 e 11 de novembro.

Para participar, basta o aluno comparecer à unidade com seu material escolar. Lá, os professores Cláudio Antônio da Silva e Maísa Vidal vão focar nas disciplinas raízes da prova: matemática e redação, respectivamente.

Por meio das duas matérias, os docentes pretendem auxiliar também em outras disciplinas, como física e química, no caso da matemática; e português e literatura, quanto à redação. “Fizemos o convite em algumas escolas vizinhas da unidade. Nós fomos e conversamos com os alunos pessoalmente, para mostrar a importância da matemática e da redação. Vamos passar pelos fundamentos das duas disciplinas”, ressalta o professor Cláudio Antônio da Silva.

O aulão tem como principal objetivo atender às escolas públicas de Venda Nova. “As próprias escolas sinalizaram a necessidade de uma iniciativa como essa. Além disso, a gente vai oferecer bolsas, após o Enem, para os alunos que tiveram bom desempenho nas provas. O desconto pode chegar até a ser de 100%”, conta a diretora da Faculdade Pitágoras, Letícia Anselmo Soares da Mota.

A Faculdade Pitágoras também estará recebendo alimentos não-perecíveis neste sábado. Eles serão doados a instituições de caridade ligadas à instituição de ensino.

Além de Venda Nova, o grupo Pitágoras vai oferecer outros dois aulões: um no campus Antônio Carlos (Avenida Presidente Antônio Carlos, 4157 – Bairro São Francisco) e outro na unidade Contagem (Avenida Babita Camargos, 1295 – Cidade Industrial).

Dicas

Às vésperas das provas, muitas perguntas surgem aos alunos. Nos últimos anos, o Enem tem passado por mudanças constantes, se tornando mais conteudista e exigindo mais dos alunos.

“Eles deram mais valor ao Enem. O MEC estava usando o Enem como uma prova que não avaliava nada. É muito difícil fazer um alinhamento entre alunos do Norte do Brasil e de escolas particulares de São Paulo, pela desigualdade social. A prova continua tendo questões óbvias, mas eles perceberam que o Enem precisa incentivar o aluno a se preparar melhor”, explica o matemático Cláudio Antônio da Silva.

Segundo o professor, o mais indicado nas semanas anteriores ao Enem é revisar o conteúdo, mas sem mudar a rotina. “Eu falo muito com meus alunos: ‘não façam nada diferente do normal’. É preciso manter o dia-dia. É importante dar uma revisada de conteúdo, mas também dar uma relaxada, por meio de atividades de lazer. É claro que a adrenalina vai estar lá em cima, mas não é necessário tomar remédios ou mudar o comportamento”, opina.

No dia anterior à avaliação, de acordo com Cláudio, o conselho é optar por atividades que não tem relação com o exame. Sair com os familiares, assistir um filme e optar por programações que relaxem o corpo é o mais indicado.

Curta e compartilhe nas redes sociais
13Shares