CCVN - Foto - Gabriel Ronan
CCVN - Foto - Gabriel Ronan
Advertisement

Por William Araújo

Localizado no bairro Jardim dos Comerciários, o Centro Cultural de Venda Nova (CCVN) é o maior de Belo Horizonte, em espaço físico. Essa característica é conferida pela vasta área verde, que tem, aproximadamente, 3600m², 91% de todo local.


Saiba mais

O CCVN também oferece práticas familiares, como o grupo de Convivência Kayros, oficinas de teatro, artes visuais, capoeira, entre outras atividades e programações periódicas. Possui, também, uma biblioteca e um auditório multiuso, o qual comporta até 80 pessoas sentadas.

De acordo com Henrique Willer, técnico de patrimônio, o auditório ainda não tem nome específico e serve a inúmeras práticas. Como os lugares e assentos podem ser remanejados, não existe quantidade específica de cadeiras.

O teatro de arena do Centro Cultural é conhecido por receber alguns shows, como a gravação do DVD da banda Revolução. No dia 4 deste mês, o espaço abrigou o Carnarock, evento alternativo e de pré-carnaval que reuniu cerca de 100 pessoas.

Além de todos esses atributos, o CCVN está virando referência na reinserção social de adolescentes, jovens e adultos que cumprem medidas socioeducativas, como a Prestação de Serviços Comunitários (PSC).

Serviço

O Centro Cultural de Venda Nova foi inaugurado em 2007 e surgiu por meio da mobilização do Orçamento Participativo de 2000. A atual equipe técnica responsável por administrar o CCVN é composta por Sabrina Damas (arte-educadora), Regina Vaz (bibliotecária), Henrique Willer (técnico de patrimônio), Eva Martins (auxiliar de biblioteca) e Débora Di Sálvio (administrativo).

  • Clique aqui para ver as atividades do CCVN
  • Contato: fmc@pbh.gov.br
  • Tel: (31) 3277-5533 / 3277-9504
  • Localização: rua José Ferreira Santos, 184, bairro Jardim dos Comerciários
  • Para participar: algumas oficinas e atividades necessitam de inscrições prévias, por isso o interessado deverá optar por uma oficina e buscar informações por meio do link citado acima.
  • Informações cedidas gentilmente por Henrique Willer.
Curta e compartilhe nas redes sociais
12Shares
Jornalista graduado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte — UniBH (2017), jornalista editor no Jornal Norte Livre com passagem pelo Jornal Daqui BH, ambos parceiros hiperlocais do Portal Uai/Diários Associados. Professor e sócio na empresa "Quando - Fábrica de narrativas", conteudista, SEO (Search Engine Optimization), videomaker, fotógrafo e entusiasta como ilustrador, desenvolvedor web e animador 2D. "Os livros são o templo do jornalista, mas é nas ruas que ele congrega". Will Araújo