Companhia sediada em Venda Nova alcançou segunda maior diminuição da criminalidade em Belo Horizonte. Foto: reprodução/Pixabay.
Companhia sediada em Venda Nova alcançou segunda maior diminuição da criminalidade em Belo Horizonte. Foto: reprodução/Pixabay.
Advertisement

Por Gabriel Ronan

Uma regional cada vez mais segura. Essa é a mensagem transmitida nos dados apurados pela 14ª Cia. de Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Vinculada ao 49º Batalhão, responsável por Venda Nova e alguns bairros da Pampulha, a Companhia diminuiu em 49% os índices de criminalidade em abril. Os valores são medidos em comparação ao mesmo período de 2018.

Saiba Mais


Essa redução tirou a 14ª Companhia da liderança de crimes, em números absolutos, no estado. Além disso, a diminuição foi a segunda maior entre todas as unidades sediadas na região metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com o major Rafael Cavalcante, comandante da 9ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), a meta de redução para o ano foi acordada em 14,4%. Entretanto, as taxas atuais superam o índice de 30%, o que realça o trabalho feito pelo policiamento local.

O índice se mede pela relação entre os números de habitantes e de crimes. Para isso, são considerados apenas os cidadãos que vivem na área de abrangência da companhia.

O ideal, segundo o major, é manter uma média histórica. Dessa maneira, a 14ª Cia. não apresentaria grandes alterações nos dados da criminalidade, como tem ocorrido desde 2016.

Segundo ele, pelo movimento de comércios em Venda Nova, o ideal seria também medir o fluxo de pessoas que passam pela regional, o que levaria os números a caírem ainda mais.

Atualmente, este número não é mensurado. Um exemplo, neste caso, se mostra no hipercentro da capital, onde um grande número de pessoas estão de passagem todos os dias. Esse contingente faz a região abrigar um “fluxo flutuante”.

Bases comunitárias

Entre as razões para a melhoria dos números em Venda Nova está à instalação das bases comunitárias. Desde outubro, cinco unidades da 14ª Cia. e quatro da 15ª Cia. auxiliam a população.

As bases trabalham na repressão de possíveis infratores. Além disso, a prevenção contra crimes funciona de maneira mais coordenada, uma vez que os veículos estão próximos de pontos estratégicos. 

Reforço operacional

A partir da última formatura de soldados, a região de Venda Nova também se sente mais segura. No total, o 49º Batalhão recebeu 44 novos policiais militares.

Deles, 25 estão direcionados à 14ª Cia., enquanto outros 19 trabalham em prol da 15ª Cia. – que também engloba alguns bairros da Pampulha.

Campanha contra as drogas

Em busca da conscientização de jovens quanto ao uso de drogas, o 49º Batalhão da PM organiza o teatro “túnel das drogas”.

A mostra funciona até sexta-feira, na Escola Estadual Professora Maria Muzzi Guastaferro – Rua Irineu Pinto, 255, Venda Nova. Os trabalhos desempenhados por policiais militares começam às 8h30.

Estão convidados pais, alunos e demais cidadãos que se interessem pela temática. A entrada é franca. 

Curta e compartilhe nas redes sociais
22Shares