Primeira edição do evento contou com a participação do ministro do STF, Luiz Fux. Foto: Regiane Aguiar/Congresso Vetor Norte.
Primeira edição do evento contou com a participação do ministro do STF, Luiz Fux. Foto: Regiane Aguiar/Congresso Vetor Norte.
Advertisement

Violência de gênero, direitos fundamentais do trabalhador e os gargalos do sistema prisional brasileiro são alguns dos temas que serão discutidos no II Congresso Vetor Norte. Marcado para os dias 22 e 23 de outubro, o evento vai acontecer na Faculdade de Minas (Faminas), localizada na Avenida Cristiano Machado, 12001, Bairro Vila Clóris, em Belo Horizonte.


Leia também

None found

O evento tem como objetivo discutir as conquistas da Constituição Federal de 1988, promulgada há exatos 30 anos. As inscrições estão abertas pelo Sympla, custam R$ 75 e são válidas para os dois dias. 

“A Região Norte é muito peculiar, pois está em desenvolvimento constante. Belo Horizonte é palco de grandes eventos jurídicos, mas eles são executados, em sua maioria, na região Centro-Sul. Nossa intenção é contemplar a Região Norte, venda Nova e cidades periféricas, como Santa Luzia e Vespasiano”, explica o idealizador do projeto, Raphael Maia.

Neste ano, a programação conta com a participação dos professores Rogério Grecco (MG), Felipe Quintela (MG) e Natálie Ribeiro (RJ). Em sua primeira edição, o congresso teve a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. 

O idealizador e diretor-geral do projeto, Raphael Maia. Foto: divulgação.
O idealizador e diretor-geral do projeto, Raphael Maia. Foto: divulgação.

Segundo a organização, a expectativa de público para este ano gira em torno de 1 mil pessoas, entre profissionais e estudantes do Direito. “Partindo da premissa que o público de Venda Nova não costuma sair da região, o evento contribui para trazer grandes pesquisadores do Direito. É uma oportunidade muito relevante, ter contato com nomes de peso desta área”, ressalta Raphael Maia.

Além das palestras, o II Congresso Vetor Norte vai sortear diversos brindes durante a programação. Entre eles, está uma bolsa integral de pós-graduação no Centro de Direito Internacional (Cedin).

 


Concurso

Na edição deste ano, os participantes do evento também vão poder participar do Concurso de Resumos Expandidos. Nesta programação, o estudante ou advogado pode inscrever um trabalho (artigo) de qualquer área do Direito para concorrer a uma divulgação no livro do Congresso, que será lançado em 2019.

Os trabalhos vão passar pela análise de uma banca formada por três professores. As 12 melhores pesquisas entram para o livro.

Qualquer pessoa que esteja inscrita no evento pode participar e o prazo se encerra nesta quarta-feira (3). Para se habilitar, basta enviar o escopo do projeto para resumos@congressodovetornorte.com.br.

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas no edital (clique aqui e confira).

Curta e compartilhe nas redes sociais

8Shares