Campeonato Mini Ramp de Skate agita o fim de semana em Venda Nova. Foto: Jonaan Carvalho/Divulgação.
Campeonato Mini Ramp de Skate agita o fim de semana em Venda Nova. Foto: Jonaan Carvalho/Divulgação.
Advertisement

Por Gabriel Ronan

Aventura e lazer não vão faltar ao fim de semana do vendanovense. Neste sábado e domingo (24 e 25), o Shopping Estação BH (Avenida Cristiano Machado, 11833 – Venda Nova) sedia o Campeonato Mini Ramp de Skate.  A disputa faz parte do projeto da Academia do Skate, com intuito de revelar novos atletas e divulgar as técnicas e fundamentos do esporte em ascensão.

A competição oferece cinco categorias: infantil (crianças até 11 anos) e mirim (adolescentes até 16), ambas disputadas no sábado; e iniciante (atleta em iniciação, sem limite de idade), feminina (atleta feminino, sem limite de faixa-etária, que domina o skate) e amadora (atleta masculino, sem limite de faixa-etária, que domina o skate) no domingo.

As inscrições são limitadas, gratuitas e devem ser feitas pelo site oficial do evento (clique aqui). O interessado deve preencher seus dados pessoais e escolher em qual categoria quer participar. Além de poder participar do evento, o contemplado tem toda estrutura do projeto a seu dispor: skates, equipamentos de segurança e instrução de monitores.

“O projeto começou em julho do ano passado e passamos no Shopping Estação BH em setembro de 2017. A gente teve um resultado muito positivo em Venda Nova, com grande participação da população”, explica Rafael Diniz, presidente da Associação Natividade, idealizadora do projeto Academia do Skate.
A modalidade mini-ramp: a mais democrática do skate. Foto: reprodução/Academia do Skate.
A modalidade mini-ramp: a mais democrática do skate. Foto: reprodução/Academia do Skate.

As disputas acontecem em uma pista chamada mini-ramp, com altura que não passa dos 2,5 metros. Trata-se de uma das modalidades mais democráticas do skate e é a segundo modelo mais construído no Brasil, perdendo apenas para os circuitos de rua.

“Das modalidades do skate, (a mini-ramp) é a mais democrática. É uma transição entre o vertical e os obstáculos de rua. É um ótimo equipamento para iniciação. Além disso, a nossa é uma pista de madeira, que tem um degrau de 30 cm do chão, o que amortece a queda. Isso dá confiança para quem começou agora”, ressalta Rafael Diniz.

Os vencedores vão ganhar um troféu, uma medalha e um vale-compras de R$ 1,5 mil da loja de roupas Riachuelo, patrocinadora do evento. Brindes, como camisas e bonés, também estão no cronograma. A Academia do Skate permanece no Shopping Estação BH até 9 de dezembro.

O projeto Academia do Skate também tem apoio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Além da parceria com o governo estadual, a iniciativa recebe escolas municipais de Belo Horizonte, por meio de um convênio com a prefeitura. Segundo Rafael Diniz, ao menos uma escola se desloca à estrutura por dia para conhecer a modalidade.

Outros grupos que se interessarem também podem visitar a pista de skate. Basta enviar um e-mail à organização, pelo endereço contato@natividade.esp.br.

Contudo, ainda falta organização para o esporte cair no gosto dos mineiros, conforme relato do coordenador do projeto.

“Nosso estado ainda é um zero à esquerda no esporte, pois falta organização. Nosso projeto nasceu para incentivar a população a se organizar e participar dos eventos. Sonhamos também em ter atletas olímpicos no futuro, já que o esporte entrou para o quadro olímpico. Queremos ter atletas profissionais aqui”, afirma.

Serviço

Campeonato Mini Ramp de Skate

Inscrições gratuitas pelo site oficial do evento (clique aqui para acessar)

24/11 (Sábado)

– Às 13:00 – Categoria Infantil (sub 11 anos) – limite 20 vagas (ambos os sexos)

– Às 13:00 – Categoria Mirim (sub 14 anos) – limite 20 vagas (ambos os sexos)

25/11 (Domingo)

– Às 14:00 – Categoria Iniciante – limite 20 vagas

– Às 14:00 – Categoria Feminina – limite 20 vagas

– Às 14:00 – Categoria Amador – limite 20 vagas

Premiação

– Troféu e medalha

– Vale-compras de R$ 1,5 mil da Riachuelo

Curta e compartilhe nas redes sociais
9Shares