Partida vai definir futuro dos dois times no Campeonato Mineiro de Futebol Americano. Foto: divulgação/Campeonato Mineiro Sesc de Futebol Americano.
Partida vai definir futuro dos dois times no Campeonato Mineiro de Futebol Americano. Foto: divulgação/Campeonato Mineiro Sesc de Futebol Americano.
Advertisement

Por Gabriel Ronan

Touchdown, field goal, extra point… Se você não sabe o que significa essas palavras, é hora de conhecer a modalidade esportiva que mais cresce no Brasil: o futebol americano. Com o feriado que se aproxima, uma opção diferente de passeio com a família aparece no Sesc Venda Nova, onde o América Locomotiva e o Paraíso Miners se enfrentarão pelo Campeonato Mineiro de Futebol Americano, neste domingo, às 10h.

Leia também


Os ingressos já estão à venda (clique aqui para comprar), com o preço de R$10. A entrada será pela portaria 2 do Sesc Venda Nova, localizada na rua José Félix Martins, 1246, Mantiqueira.

A partida vai definir o futuro das duas equipes na competição. De um lado, o América terá uma tarefa difícil: a equipe precisa de uma vitória com mais de 112 pontos de diferença para ultrapassar o Galo FA no saldo e garantir a classificação direta às semifinais. Com investimentos do clube de futebol, o Locomotiva venceu, no único confronto que disputou, o Uberaba Zebus por 37 a 0.

Já o Paraíso Miners, de São Sebastião do Paraíso, precisa da vitória para ter chances de ficar entre os seis primeiros e, consequentemente, se classificar para a fase mata-mata. Na única partida que jogou, um erro de extra point (chute bônus, oferecido após a conversão de um touchdown, que vale um ponto) custou a vitória para o time, que foi derrotado pelo placar de 7 a 6 diante do Uberaba Zebus. 

A competição tem organização da Federação Mineira de Futebol Americano (FEMFA).

Tradição mede forças com estreante

Com três títulos do campeonato estadual, sobra experiência para o elenco do América Locomotiva. A organização venceu as três primeiras edições do torneio, disputadas em 2011, 2012 e 2016, anos em que o time ainda carregava o nome de Minas Locomotiva.

Além de ser o maior campeão mineiro, o Locomotiva carrega o orgulho de ser a primeira equipe da modalidade a ser fundada no estado, em 2005, com o nome de BH Goldminers.

A associação com América Futebol Clube vem desde novembro do ano passado, com intuito de popularizar ainda mais o desporto.

Por outro lado, o Paraíso Miners participa pela primeira vez da competição estadual. Sediado em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, o time convive com as dificuldades de administrar um clube em uma cidade de 70 mil habitantes.

“Quantos estão dispostos a jogar na cidade? É um público pequeno. A gente vai tocando a equipe por meio de parcerias com outras cidades. É muito difícil conseguir patrocínio e o que fez a gente ficar de pé até agora foi o apoio da prefeitura”, ressalta o diretor-executivo Cleber Prates.

Com três anos de existência, o Miners disputou a Copa Minas no último ano, quando a organização adquiriu experiência e alcançou o terceiro lugar.

“No ano passado tínhamos um bom elenco, mas, neste ano, perdemos metade do time para outros clubes e isso dificultou um pouco. Nesta temporada, estamos com um grupo bastante jovem, por isso o entrosamento ainda não está legal. Ainda assim, estamos trabalhando para melhorar para alcançar os objetivos”, afirma Prates.

Serviço

  • América Locomotiva x Paraíso Miners
  • Data: 29/04 (domingo);
  • Hora: 10h;
  • Local: Sesc Venda Nova (portaria 2 – rua José Félix Martins, 1246, Mantiqueira;
  • Ingresso: vendido por R$10 pelo site disponibilizado pelo América Locomotiva; 
  • Por que assistir? A partida vai definir a classificação final das duas equipes, o que aumenta a importância do jogo

Curta e compartilhe nas redes sociais

63Shares