Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Advertisement

O futebol brasileiro, por consequência o mineiro, vive um momento de renovação dos treinadores. Na capital, os “garotos” Rodrigo Santana, Rogério Ceni e Felipe Conceição estão no comando de Atlético, Cruzeiro e América, respectivamente. Todos ainda no início de suas carreiras. Nas categorias de base da Raposa, outra revelação chama atenção: o técnico Fábio Brostel, de 40 anos, que iniciou sua trajetória em Venda Nova e comanda o time sub-15 do clube.

A carreira de Brostel começou em 1998, quando assumiu o cargo de treinador na escolinha do Éder Aleixo, ex-craque do Atlético e da Seleção Brasileira. A bola rolava na Avenida Vilarinho. Meses depois, o ex-jogador não quis continuar com o projeto, que mudou de nome e passou a se chamar Liga Mineira.


Você é de Venda Nova?

Morador(a) de Venda Nova, fique por dentro de notícias exclusivas e específicas da regional. Clique no botão ao lado/abaixo e siga o Jornal Norte Livre nas redes sociais.


Lá, o técnico garimpou seu primeiro grande jogador: o meio-campista Fred, convocado pelo técnico Tite para a Copa do Mundo da Rússia em 2018. Hoje, o atleta faz parte do elenco do Manchester United, um dos gigantes do futebol inglês, e está avaliado, segundo o site especializado Transfermarkt, em 30 milhões de euros (mais de R$ 134 milhões na cotação atual). “Ele era meu aluno na Liga Mineira e, depois, quando eu subi para o Gol a Gol (outra escolinha de Venda Nova), ele me acompanhou. Com 13 anos, ele foi para o Atlético, depois para o Internacional e ganhou o mundo”, destaca.

O trabalho conduzido em Venda Nova credenciou Fábio Brostel para voos mais altos. Depois de trabalhar como empregado por nove anos em três escolinhas da região, ele montou seu próprio negócio em 2007. A Escola de Futebol Super Craque ficou sob comando dele na Faculdade Kennedy, no Bairro Rio Branco, até 2013. Ao mesmo tempo, em 2011, o profissional chegou, pela primeira vez, a um clube profissional: o América.

“Fiquei no América de 2011 até 2015, quando vim pro Cruzeiro. No América, treinei o subs-10, 11, 12, 13, 14 e fui auxiliar do sub-20”, enumera o técnico. A passagem pelo Coelhão o projetou para o Cruzeiro, onde já exerceu diferentes cargos, como auxiliar da categoria sub-15 e técnico dos menores de 12, 14 e 15 anos.

Além de Fred, outro diamante que começou a ser lapidado por Fábio Brostel é o lateral-direito Vitinho, atualmente no Cercle Brugge-BEL, uma espécie de filial do gigante francês Monaco. O atleta foi revelado pelo Cruzeiro e passou pelas mãos do treinador em Venda Nova em duas oportunidades: nas escolinhas Gol a Gol e Super Craque. Ele foi vendido ao time belga no ano passado por R$ 10 milhões.

Carências

Frequentador assíduo de Venda Nova e com familiares e amigos que moram na região, Fábio Brostel confessa não acompanhar de perto os times da região. Contudo, ele alerta sobre a falta de organização das organizações locais. Segundo ele, Venda Nova tem um enorme potencial para revelação de talentos, mas a falta de compromisso de quem está no comando prejudica. “Não tem tido muita coisa na Região de Venda Nova. Antigamente, disputava-se mais. Quando estava no Gol a Gol, tive uma parceria com o Venda Nova Futebol Clube (time mais antigo da região), mas durou pouco tempo. Eles se fecham e tudo é muito amador”, critica.

Formação

Há 21 anos no mundo do futebol, Fábio Brostel tem formação em Educação Física pela Fundação Presidente Antônio Carlos (Unipac), cursada na unidade de Ribeirão das Neves, na Grande BH. Ele também se especializou na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), onde conquistou a licença A da entidade, exigida, por exemplo, para treinar equipes da primeira divisão do futebol nacional.

Além de focar nos estudos, o treinador de Venda Nova viaja, no fim de agosto, para a Ásia, onde comandará o Cruzeiro em um torneio internacional. A competição terá apenas o clube celeste como representante brasileiro. “Trata-se da FKC Cup. De brasileiro será apenas o Cruzeiro, mas também tem o Eintracht Frankfurt-ALE, o Villarreal-ESP e o Kashima Antlers-JAP”, ressalta.

Enquanto isso, o time continuará disputando o campeonato estadual, além de um amistoso contra o Boston City, de Manhuaçu, na Zona da Mata mineira. Entre os atuais atletas, alguns garotos do sub-15 chamam a atenção do treinador. “Tem alguns atletas que sobressaem: o lateral-esquerdo Lucas Nakamura, os dois atacantes Ícaro e Victor Roque e o lateral-direito Ítalo”, diz.


Leia mais


Curta e compartilhe nas redes sociais
16Shares