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Por Gabriel Ronan e William Araújo

A Semana Santa chegou e as lojas de varejo logo ostentam variados tipos de ovos de Páscoa em seus corredores. Diante do número de opções e marcas, a pesquisa de preço se torna peça chave para que o consumidor faça a melhor relação entre custo e benefício.

Segundo estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio/MG), os índices econômicos crescem durante o período.

Neste ano, 41,2% dos consumidores pretendem comprar algum presente na Páscoa. O dado sustenta uma perspectiva positiva para as empresas de varejo em BH: 76% delas acreditam que as vendas serão iguais ou melhores neste ano em relação a 2017.

Entretanto, os números pioraram em comparação ao ano passado, quando 48% dos consumidores pretendiam comprar algum produto. Essa variação se deve aos 12,8% dos entrevistados que se dizem indecisos neste ano, de acordo com o estudo.

Já quanto ao gasto, os consumidores afirmam que o limite será, em média, de R$100. A opção mais escolhida são chocolates e outros doces – preferência de 94,6% dos clientes.

Preço se eleva e tamanho diminui

De acordo com levantamento do site Mercado Mineiro, alguns ovos de Páscoa estão menores e mais caros em 2018.

O Lacta Shot (ao leite com amendoim) custava, em média, R$26,87 no ano anterior, com o peso de 236g. Entretanto, atualmente, o mesmo chocolate é vendido a R$34,83, em média, apesar de o ovo ter apenas 223g.

Ou seja, no caso do Shot, o preço aumentou 22,9%, enquanto a quantidade de chocolate diminuiu 5,5%. Variações semelhantes são percebidas nos ovos das marcas Nestlé (Galak – chocolate branco) e Garoto (Serenata de Amor – ao leite com castanha de caju).

Além disso, a pesquisa demonstra que um mesmo produto varia até 89% em seu preço em toda capital. É o caso do Lacta Laka (chocolate branco), encontrado com os preços de R$28,99 e R$54,99 em diferentes locais.

Números em Venda Nova

Em levantamento exclusivo, o Jornal Norte Livre apurou os preços dos ovos de Páscoa nos estabelecimentos mais procurados da regional – considerando apenas aqueles que vendem chocolates.

Foram pesquisados os hipermercados Epa, Dia%, BH, o Decisão Atacarejo, a Drogaria Araújo e a empresa de varejo Lojas Americanas.

Diante da concorrência, as lojas optaram por promoções e ofereceram produtos de diferentes marcas. No total, o consumidor de Venda Nova poderá comprar ovos de 13 empresas diversas.

O maior número de opções fica por conta da Lacta, que fornece 19 tipos de chocolates com sabores e pesos diferentes (veja tabela abaixo). No total, 102 ovos de Páscoa estão à disposição do vendanovense.

 

 

Apesar da busca do cliente pelo produto, muitas lojas não vendem o catálogo completo das marcas.

Gigantes do mercado de chocolates no Brasil, Nestlé e Garoto disponibilizam 14 tipos de ovos de chocolate cada uma. Ainda assim, algumas opções do catálogo sequer chegaram às araras das lojas de Venda Nova, o que dificulta a procura do cliente.

Exemplo é a escassez de ovos da linha Talento, da Garoto, encontrados apenas no Decisão Atacarejo e nas Lojas Americanas.

Já na Nestlé, a linha Surpresa, voltada ao público infantil, só é vendida no hipermercado Epa e nas Lojas Americanas. O ovo “Surpresa Dinossauro”, até o momento da pesquisa, não era vendido em loja alguma.

 

 

Nos Supermercados BH, a única marca vendida é a Arcor. A partir das linhas Tortuguita e ovos licenciados, a Arcor oferece 10 produtos nessa Páscoa (confira os preços abaixo).

 

 

Já o hipermercado Dia% trabalha com duas marcas: produtos fabricados pela própria empresa e ovos da Village. Entre as novidades, se destacam os licenciados Marvel Pantera Negra e Show da Luna.

 

 

Produzidos pelo mesmo grupo, os ovos Kinder e Ferrero são vendidos pelo Decisão Atacarejo e pelas Lojas Americanas. Os preços variam entre R$35,90 e R$89,99.

 

 

Os ovos da marca Erlan são comercializados, majoritariamente, pelo Decisão Atacarejo. A Drogaria Araújo vende apenas um produto, inclusive, com preço inferior ao do concorrente.

 

 

Produtos exclusivos

Para se diferenciar dos concorrentes, as Lojas Americanas optaram por uma parceria com a marca D’elicce. Com uma série de ovos licenciados e exclusivos, a união pretende seduzir os consumidores.

As atrações remetem a animações consolidadas, como Ben10, Tartarugas Ninjas, Frozen e Peppa Pig. Quanto aos preços, os ovos exclusivos vão de R$19,99 a R$39,99.

 

 

Variação relativa e absoluta

Quanto aos preços e localidade, a Regional Venda Nova apresenta variação relativa de até 47% dentro de seus limites geográficos. O ovo Serenata de Amor, da Garoto, é vendido entre R$37,90, na Drogaria Araújo, e R$19,99 nas Lojas Americanas.

A maior variação absoluta nos preços ficou por conta do ovo Alpino da Nestlé. Novamente, o valor mais elevado pertence à Drogaria Araújo: R$ 54,90. Nas Americanas, o mesmo produto pode ser comprado por R$ 33,99 – uma diferença de R$20,91.

Obs.: Dados apurados até a presente data de publicação desta matéria.

 

 

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