Lançamento da Bike Patrulha em Venda Nova - Imagem: Major Spínola/PMMG
Lançamento da Bike Patrulha em Venda Nova - Imagem: Major Spínola/PMMG
Advertisement

Nesta quarta-feira (28), a 14ª Companhia de Policiamento do 49ª Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (14ºCia/49ª BPMMG) lançou, em Venda Nova, o patrulhamento por bicicletas, chamado pela corporação de “Bike Patrulha”. Serão dois policiais a fazerem rondas, exclusivamente, na Rua Padre Pedro Pinto, de segunda-feira a sábado e em horários intercalados com o do comércio.


Você é de Venda Nova?

Morador(a) de Venda Nova, fique por dentro de notícias exclusivas e específicas da regional. Clique no botão ao lado/abaixo e siga o Jornal Norte Livre nas redes sociais.


De acordo com Major Spínola, empregado no comando da 14ª Cia em julho deste ano, o serviço por bicicletas permite abordagens mais fáceis, mais proximidade da população e maior alcance se comparado ao policiamento à pé. Os militares da “Bike Patrulha” foram treinados para este fim e cumprirão um roteiro específico.

Segundo levantamentos da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), em se tratando do tipo de logradouro rua, a Padre Pedro Pinto é a via mais extensa de Venda Nova (5,82 km) e segunda maior da capital — ficando atrás apenas da Rua Padre Argemiro Moreira (10,68 km). Quando o assunto é avenida, a Vilarinho é a maior da regional (5,85 km), mas a décima colocada na cidade.

Mapas das maiores avenidas e ruas de BH - Prodabel/PBH
Mapas das maiores avenidas e ruas de BH – Prodabel/PBH

“Após assumir o comando, soube da demanda do comércio, principalmente, na Rua Padre Pedro Pinto. Como venho do interior (Governador Valadares) e lá tive uma experiência muito boa com a Bike Patrulha, resolvi implementar o serviço por aqui para ampliar o policiamento preventivo”, diz o Major Spínola.

Lançamento da Bike Patrulha em Venda Nova - Imagem: Major Spínola/PMMG
Lançamento da Bike Patrulha em Venda Nova – Imagem: Major Spínola/PMMG

Retomada da Patrulha Escolar na 14ª Cia

Entre as primeiras ações do novo comandante, também está a retomada da patrulha escolar, a qual estava inativa desde março deste ano. Dois policiais (um sargento e uma soldado) usarão viaturas para policiar as escolas pertencentes à área de abrangência da 14ª Cia. Eles estarão à disposição das diretorias dos colégios e farão visitas periódicas, além de operações de visibilidade para aumento da sensação de segurança.

Segundo o Major, como a região é muito grande e houve um período de policiamento desativado, neste início, os policiais da “Patrulha Escolar” darão prioridade às escolas com mais problemas. Eles farão, em média, o policiamento em seis colégios por dia, de segunda-feira a sexta-feira e nos horários escolares, porém, alternando entre turnos.

Veja abaixo algumas fotos após a retomada da Patrulha Escolar na região de abrangência da 14ª Cia.


Leia mais


Curta e compartilhe nas redes sociais
208Shares
Jornalista graduado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte — UniBH (2017), jornalista editor no Jornal Norte Livre com passagem pelo Jornal Daqui BH, ambos parceiros hiperlocais do Portal Uai/Diários Associados. Professor e sócio na empresa "Quando - Fábrica de narrativas", conteudista, SEO (Search Engine Optimization), videomaker, fotógrafo e entusiasta como ilustrador, desenvolvedor web e animador 2D. "Os livros são o templo do jornalista, mas é nas ruas que ele congrega". Will Araújo