Clínica Escola de Psicologia Faculdade Pitágoras Venda Nova - Foto: Adelson Santos/Pitágoras
Clínica Escola de Psicologia Faculdade Pitágoras Venda Nova - Foto: Adelson Santos/Pitágoras
Advertisement

Nesta segunda-feira (19), a unidade da Faculdade Pitágoras em Venda Nova iniciou o plantão psicológico, um serviço gratuito de acompanhamento em saúde mental oferecido a alunos, funcionários e comunidade em geral. Nele, estagiários e professores do curso de Psicologia acolhem clientes/pacientes e, a partir da escuta, fazem o encaminhamento para a psicoterapia ou demais setores.


Você é de Venda Nova?

Morador(a) de Venda Nova, fique por dentro de notícias exclusivas e específicas da regional. Clique no botão ao lado/abaixo e siga o Jornal Norte Livre nas redes sociais.


Para usufruir do atendimento, o(a) interessado(a) não precisa fazer agendamento prévio. Basta comparecer de segunda-feira a sexta-feira, entre 9h e 13h ou das 16h às 20h, na Rua Padre Pedro Pinto, 1.315, portando documento de identidade com foto. Menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Ao todo, são dois estagiários plantonistas por turno com supervisão de professores. Neste semestre, o projeto tem duração até o dia 30 de novembro e atende cerca de 12 pessoas por dia.

De acordo com o professor Adelson Santos, coordenador da Clínica Escola de Psicologia do Pitágoras Venda Nova, “o motivo de oferecer gratuitamente o serviço é, para além de atender ao currículo básico obrigatório da formação do(a) Psicólogo(a), aproximar a faculdade da comunidade. Por isso, nós optamos por não cobrar pelo atendimento e favorecer a região”.

Atendentes na Clínica Escola de Psicologia Faculdade Pitágoras Venda Nova - Foto: Adelson Santos/Pitágoras
Atendentes na Clínica Escola de Psicologia Faculdade Pitágoras Venda Nova – Foto: Adelson Santos/Pitágoras

Durante os meses de janeiro e julho, a faculdade também disponibiliza o cadastro para clientes/pacientes que precisam de acompanhamento psicoterápico. São 400 vagas, as quais são preenchidas por meio de inscrição ou encaminhamento do plantão psicológico.

Psicologia e a prevenção

Neste ano, o tema a ser debatido no Dia Internacional da Saúde Mental (10 de outubro), estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), será a prevenção ao suicídio. Segundo estatísticas compiladas pela OMS, cerca de 800.000 pessoas por ano dão fim à própria vida. A cada 40 segundos uma pessoa morre com a prática.

Além disso, no mundo, o suicídio é a segunda maior causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos de idade. Por isso, é tão importante estabelecer mecanismos de prevenção. No Brasil, os últimos dados da OMS, de 2016, demonstram uma taxa de 9,7 mortes a cada 100.000 habitantes.

De acordo com o coordenador Adelson, a depressão é também um dos fatores que contribuem para o suicídio. Quando os pacientes chegam à Clínica de Psicologia do Pitágoras Venda Nova e identificamos o estado de depressão, por ser um problema que necessita de tratamento medicamentoso, fazemos o encaminhamento aos profissionais de psiquiatria das diversas redes de saúde, privadas ou não. A ajuda que prestamos também está associada à prevenção.

Serviço

  • Local: Faculdade Pitágoras Venda Nova – Clínica Escola de Psicologia
  • Endereço: Rua Padre Pedro Pinto, 1.315, Venda Nova
  • Contato: 3055-1332.
Imagem: Divulgação/Pitágoras
Imagem: Divulgação/Pitágoras

Leia também


Curta e compartilhe nas redes sociais
290Shares
Jornalista graduado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte — UniBH (2017), jornalista editor no Jornal Norte Livre com passagem pelo Jornal Daqui BH, ambos parceiros hiperlocais do Portal Uai/Diários Associados. Professor e sócio na empresa "Quando - Fábrica de narrativas", conteudista, SEO (Search Engine Optimization), videomaker, fotógrafo e entusiasta como ilustrador, desenvolvedor web e animador 2D. "Os livros são o templo do jornalista, mas é nas ruas que ele congrega". Will Araújo