Abertura dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) aconteceu no último dia 27, na Região Centro-Sul da capital. Foto: Rogério Augusto/Smel.
Abertura dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) aconteceu no último dia 27, na Região Centro-Sul da capital. Foto: Rogério Augusto/Smel.
Advertisement

Os Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) começaram nessa segunda-feira (6), com participação de quatro escolas de Venda Nova nas modalidades coletivas e outras quatro nas individuais. As competições organizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), reúnem 120 instituições particulares, estaduais e municipais da capital mineira.


Você é de Venda Nova?

Morador(a) de Venda Nova, fique por dentro de notícias exclusivas e específicas da regional. Clique no botão ao lado/abaixo e siga o Jornal Norte Livre nas redes sociais.


Nas modalidades coletivas, Venda Nova terá representantes no basquete, futsal e voleibol masculinos. Localizada no Bairro Jardim dos Comerciários, a Escola Estadual Djanira Rodrigues de Oliveira inscreveu times para o módulo I de basquete e futsal. Nesta categoria, entram em quadra alunos-atletas de 12 a 14 anos.

Outras duas escolas estaduais da regional estão nas disputas: Geraldina Ana Gomes, no Bairro Jardim Europa, e Professor João Câmara, no Bairro Rio Branco. A primeira se inscreveu para o módulo II de futsal e voleibol masculinos, no qual alunos-atletas de 15 a 17 anos entram em ação.
Já a outra disputa o futsal masculino na mesma categoria.


Saiba mais


Única instituição particular de Venda Nova a participar do JEBH, o Colégio Franciscano Coração de Maria, no Bairro São João Batista, se dedica ao futsal. A escola terá representantes nas duas categorias da modalidade.

Venda Nova ainda terá representantes nas modalidades individuais. As escolas municipais Carlos Drummond de Andrade, no Bairro Letícia, e Armando Ziller, no Mantiqueira, se habilitaram. Contudo, ainda não definiram em quais esportes terão alunos participantes.

Além delas, o Instituto Educacional Missão Paz, situado no Bairro São João Batista, e as escolas estaduais Professora Maria Muzzi Guastaferro, no centro da regional, e Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Maria Helena, também participam dos esportes individuais.

Apesar disso, chama a atenção o número baixo de escolas de Venda Nova. A região representa apenas 6,6% das 120 instituições inscritas. Das 32 municipais situadas na regional, por exemplo, nenhuma vai participar das modalidades coletivas.

Regulamento

Foto: Rogério Augusto/Smel.

A Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG) executa os jogos. A fase microrregional vai até 6 de junho e classifica os campeões para etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).

Depois, os alunos ainda podem chegar a etapa estadual, na qual serão escolhidos os representantes de Minas nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e nas Paralimpíadas Escolares.

Modalidades

O JEBH é realizados em equipamentos e instalações esportivas de instituições escolares e esportivas de Belo Horizonte. A competição engloba 24 modalidades olímpicas e não-olímpicas.

São elas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Há, ainda, as modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.

Curta e compartilhe nas redes sociais
44Shares