Cinta_modeladora_foto_William_Araújo
Cinta_modeladora_foto_William_Araújo
Advertisement

Por Caroline Araújo – CRBM 8948

Por vezes, me deparo com alguém dizendo, em tom de felicidade, que usar a cinta modeladora 12h por dia afinou sua cintura, que dorme com o acessório, que aperta bastante para poder malhar ou, até mesmo, que a retira apenas na hora do banho. Contudo, infelizmente, algumas “febres” vão se espalhando, ganhando seguidores e prejudicam a saúde devido a falta de informação correta.


Leia mais da colunista

O uso inadequado das cintas modeladoras pode trazer vários prejuízos, desde problemas musculares, respiratórios, circulatórios, entre outros mais severos. Além de tudo, a ilusão da perda de medidas é algo que já foi comprovado por profissionais da área da saúde. Ou seja, não existem resultados constatados na eliminação de centímetros de gordura de quem usa.

O tecido adiposo – camada de gordura do nosso corpo – é moldável. Assim, o papel da cinta nada mais é do que redistribuir a gordura presente em determinada região, tornando-a mais harmônica e proporcionando uma silhueta mais bonita, porém, temporariamente.

Então a cinta é, absolutamente, contraindicada?

Não! As cintas podem sim ser utilizadas, todavia, com moderação. Não devemos fazer uso do acessório muito apertado, pois esse hábito prejudica a respiração e a circulação, tanto sanguínea quanto linfática. Além disso, a indicação da cinta modeladora no pós-operatório de cirurgias plásticas é prescrita pelo cirurgião, pois o uso equivocado pode causar efeitos indesejados.

Outro problema que a cinta pode ocasionar são as lesões na musculatura abdominal e na região lombar, pois o organismo se acostuma com a firmeza proporcionada pelo acessório e acaba enfraquecendo a estrutura da região. Desse modo, o uso contínuo não é adequado.

Minha dica é: usar a cinta apenas em casos excepcionais, como ocasiões atípicas ou quando orientado corretamente por um profissional. Fique atento(a), a cinta pode ser complemento a tratamentos estéticos, mas ela não é capaz de retirar gordura abdominal.

Curta e compartilhe nas redes sociais
16Shares