Foto Divulgação - Imagem do projeto da nova Igreja Matriz de Venda Nova - Arquiteto Eduardo Fausto
Foto Divulgação - Imagem do projeto da nova Igreja Matriz de Venda Nova - Arquiteto Eduardo Fausto
Advertisement

Por Gabriel Ronan e William Araújo

Na próxima quarta-feira (13), data do aniversário de 307 anos de Venda Nova, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, estará na regional para presidir, com o Padre Zezinho, a missa solene para benção da pedra fundamental da construção da nova Igreja Matriz de Santo Antônio. A comemoração ocorrerá na Rua da Matriz, 27, a partir das 20h e terá a distribuição de pãezinhos como ato de caridade.

A paróquia de Santo Antônio de Venda Nova é a mais antiga da regional e passa por intervenções e demolições desde o século passado. Em uma delas, o famoso Padre Pedro Pinto, responsável pela igreja entre 1924 e 1953, demoliu o antigo templo de dois campanários e construiu outro no lugar, que veio a existir até o início da década de 2000.


Leia também

A forania teve seis padres, sendo o Padre José Alves de Deus (Pe. Zezinho) o atual. Quando o pároco anterior, Padre Célio (Pe. Celinho), chegou na paróquia, encontrou alguns problemas de posse do terreno da igreja matriz.

O lote estava dividido entre empréstimos e alugueis e precisou de negociações e diálogos, promovidos pelo Padre Celinho, para que fosse devolvido à paróquia. Em seguida, foram vários passos para que a igreja, já em posse do terreno, tivesse as escrituras e registros de propriedade.

Concomitante, a igreja construída pelo Padre Pedro Pinto precisou ser demolida, porque estava com a estrutura condenada. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e a Arquidiocese autorizaram a destruição.

Foto Divulgação Campanha de Arrecadação da Igreja Matriz de Venda Nova
Foto Divulgação Campanha de Arrecadação da Igreja Matriz de Venda Nova

Frente a mais trâmites para regularizar as partes administrativa e pastoral, o Padre Celinho decidiu criar duas equipes: uma primeira para dar andamento nos procedimentos burocráticos da obtenção das documentações e outra para reunir doações em prol da construção da nova matriz. O grupo para arrecadações foi composto por Pe. Célio, Dra. Edna, Dra. Marília, Vereador Silvinho Rezende, Prof. Inacinho e Dr. Admar.

Durante todo este tempo, enquanto as documentações tramitavam e doações eram recolhidas, as missas foram celebradas no Espaço Celebrativo (Cepasa).

Em 2015, o padre Zezinho assumiu a paróquia e continuou os procedimentos para construção da nova Igreja Matriz de Santo Antônio de Venda Nova. Agora, na próxima semana, a partir do dia 14, começarão as obras. Veja abaixo imagens do projeto do novo templo.

Curta e compartilhe nas redes sociais
191Shares