No ano passado, cerca de 800 pessoas foram capacitadas na mostra de profissões promovida pela escola de Venda Nova. Foto: divulgação/E.E. Ari da Franca.
No ano passado, cerca de 800 pessoas foram capacitadas na mostra de profissões promovida pela escola de Venda Nova. Foto: divulgação/E.E. Ari da Franca.
Advertisement

Uma oportunidade para alunos de toda a regional Venda Nova conhecerem quais caminhos desejam seguir em suas carreiras. Um projeto inovador da Escola Estadual Ari da Franca, situada na Rua Ministro Oliveira Salazar, no Bairro Santa Mônica, vai promover, por meio de parceiras, uma Mostra de Profissões no dia 31 de agosto. O evento começará às 10h e vai até as 15h e vai acontecer nas próprias dependências da unidade educacional. 

Na ocasião, os alunos da escola e demais interessados poderão conhecer diversas profissões, tudo sob a chancela de faculdades e centro universitários reconhecidos no mercado. Quem quiser participar precisa se inscrever pela internet e a habilitação é gratuita, mediante doação de alimento não perecível (leia mais abaixo). Basta, apenas, preencher os dados pessoais. 

“A ideia surge com a necessidade que nós vimos de dar mais informações aos alunos para que eles tomassem a decisão da profissão futura deles” afirma o diretor da escola Ari da Franca, Igor de Alvarenga. “Os pais ficam muito satisfeitos porque a escola está oferecendo algo de novo. E os alunos ficam querendo participar e conhecer cada faculdade. Tem aluno que às vezes não tem condição para conhecer o campus (das instituições), então quando ela (a faculdade) vem até o aluno é muito legal”, prossegue o educador. 


Você é de Venda Nova?

Morador(a) de Venda Nova, fique por dentro de notícias exclusivas e específicas da regional. Clique no botão ao lado/abaixo e siga o Jornal Norte Livre nas redes sociais.


Uma das experiências mais inspiradoras, segundo o diretor Igor de Alvarenga, será uma oficina de gastronomia, um dos ramos em ascensão no Brasil. A faculdade que ficará responsável pela comida servida dará aos estudantes a chance de montar os pratos que serão disponibilizados aos presentes. 

Modalidades esportivas também fazem parte do cronograma do evento. Foto: divulgação/E.E. Ari da Franca.
Modalidades esportivas também fazem parte do cronograma do evento. Foto: divulgação/E.E. Ari da Franca.

Além de adquirir conhecimento sobre diferentes ramos de negócio, o aluno poderá acompanhar apresentações musicais e esportivas. A mostra de profissões também terá shows da dupla sertaneja Felipe Nanda e de alunos do Projeto Fica Vivo, do governo estadual. Haverá, ainda, oficinas de grafite, apresentações de taekwondo e um pequeno campeonato de skate. Um sarau complementa a programação.

A segurança pública também é uma preocupação da direção da escola. Por isso, representantes dos Conselhos de Segurança Pública de Venda Nova (Consep’s 14 e 15) vão estar disponíveis na Ari da Franca para tirar dúvidas da população sobre temas relacionados à área. Policiais militares e membros do Conselho Tutelar também estarão no local. 

Essa será a segunda edição do evento. No ano passado, segundo a direção da escola, cerca de 880 pessoas participaram. Em 2019, o objetivo é ultrapassar a marca de 1 mil participantes, já que o projeto teve grande aceitação da comunidade e dos parceiros. 

Assim como em 2018, neste ano a escola não gastará fundos para organizar o evento. Tudo será feito com base em parcerias com as organizações envolvidas. 

Jornalismo na mostra

Quem se interessar por conhecer mais sobre jornalismo terá uma oportunidade de ouro na Mostra de Profissões da Escola Estadual Ari da Franca. O Jornal Norte Livre firmou parceria com a instituição para promover uma roda de conversa com os alunos para que eles possam conhecer mais sobre os desafios que cercam a profissão na atualidade, a partir do crescimento das redes sociais. 


Leia também


O Norte Livre apresentará, de maneira objetiva, qual o atual cenário da profissão, suas necessidades e as oportunidades que o mundo contemporâneo oferece para os jornalistas, bem como as limitações que cercam o profissional que opta por esse caminho. 

Doação

Ajudar o próximo também está no cronograma da Ari da Franca. Quem for ao local, precisa levar um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Projeto Elos do Bem.

A organização repassa o arrecadado a famílias carentes e instituições que abrigam pessoas em vulnerabilidade social. Também poderão ser doados brinquedos, roupas, produtos de higiene pessoal, roupas de cama e banho e material escolar.

Curta e compartilhe nas redes sociais
209Shares