Escola Municipal Jardim Leblon está entre as instituições com vagas ofertadas para matrícula. Foto: Vander Brás/PBH.
Escola Municipal Jardim Leblon está entre as instituições com vagas ofertadas para matrícula. Foto: Vander Brás/PBH.
Advertisement

Por Gabriel Ronan

Iniciam-se, nesta segunda-feira (17), as matrículas de estudantes nas escolas municipais de Belo Horizonte. O cadastro deve ser feito até sexta-feira que vem (21) nas escolas onde os estudantes foram alocados. O aviso só vale para quem fez a inscrição no site da prefeitura em junho.

O mesmo prazo também vale para os alunos que foram obrigados a mudar de escola municipal para cursar o Ensino Médio. Isso acontece porque nem todas as instituições da capital oferecem os três últimos anos da formação escolar.

Os alunos, que concluíram o 9º ano e vão para escolas estaduais cursar o Ensino Médio, precisam esperar mais um pouco. Eles deverão matricular-se no período de 14 a 18 de janeiro de 2019, na escola para onde foram encaminhados. Neste caso, o estudante precisa apresentar a “Declaração de Transferência”, informando a conclusão do Ensino Fundamental. O “Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental”, emitido pela escola de origem, também é válido.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Alunos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foto: Frederico Luiz/PBH.
Alunos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foto: Frederico Luiz/PBH.

O prazo de 14 a 18 de janeiro do ano que vem também vai atender os alunos que se formaram no Ensino Fundamental pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para cursarem o Ensino Médio, os maiores de 18 anos precisam procurar uma escola estadual de sua conveniência, que ministre o Ensino Médio na modalidade EJA.

O aluno precisa apresentar  a “Declaração de Transferência”, informando sobre a conclusão do Ensino Fundamental, ou o “Certificado de Conclusão” do Ensino Fundamental, emitido pela escola de origem.

Além disso, os estudantes da EJA terão o prazo de 30 dias, contados a partir da data da matrícula, para entregar o “Certificado de Conclusão” do Ensino Fundamental, acompanhado da “Ficha de Avaliação do Aluno” e do “Histórico Escolar”, se for o caso.

Esquecidos

Quem não realizou o cadastro em junho terá uma nova oportunidade. No período compreendido entre 2 e 18 de janeiro, dentro do limite de vagas das escolas estaduais e municipais, as Diretorias Regionais de Educação (DIREs) receberão as inscrições de candidatos não cadastrados em junho de 2018.

As DIREs farão as correções necessárias ao “Cadastro Escolar” e vão usar o sistema “Sobrecadastro Escolar” para ofertar vagas aos alunos não habilitados.

Os estudantes matriculados na rede pública de Belo Horizonte, em 2018, e que demandem vaga em outra escola pública de sua preferência deverão procurar diretamente a escola a partir do mês de fevereiro.

Curta e compartilhe nas redes sociais
9Shares